França

Mbappé tem acordo com a mãe para doar 30% dos lucros para instituição de filantropia

Fayza Lamari, mãe do atacante do PSG, realiza diversos projetos com crianças carentes através da associação “Inspirados por Kylian Mbappé”

Poucos conhecem a faceta filantropa de Mbappé. O atacante do Paris Saint-Germain realiza diversos projetos com crianças carentes da França, através de sua associação “Inspirados por Kylian Mbappé” (IBKM), e também atende grupos na África. No entanto, por trás de todo esse serviço social está a grande responsável: Fayza Lamari, a mãe do jogador. Segundo uma reportagem publicada pelo Le Parisien, cerca de 30% de todos os lucros do atleta é destinado para a filantropia.

– Eu disse para Kylian: “Estou disposta a trabalhar 23 horas por dia para você”. Mas a única coisa que gosto de fazer é cuidar da IBKM – contou Fayza ao jornal francês.

Mbappé e sua mãe são unha e carne. Pela boa relação entre os dois, ela se tornou responsável por administrar os negócios do filho e da família, criados a partir da fortuna conquistada com o futebol. Porém, para que Fayza topasse ser empresária em tempo integral, houve uma negociação intensa sobre a porcentagem dos lucros do atacante que seria destinada ao financiamento da instituição.

– Eu disse a ele: abaixo de 30% (para a caridade), eu não faço isso. Estou me aposentando e posso fazer como todo mundo (na minha idade), vou passar as férias nas Maldivas, mas não trabalho para vocês – completou.

Após as intensas negociações familiares, o capitão dos Blues se comprometeu a doar 30% dos lucros dos seus diversos negócios à IBKM.

– No início eu disse a ele que faríamos 50/50, mas discutimos e caímos para 30 – afirmou a mãe, que destaca a quantia é de milhões de euros.

Desde a sua criação, o IBKM tem trabalhado com cerca de 98 jovens, entre os 13 e os 21 anos, para concretizar seus sonhos profissionais. As áreas de atuação são variadas, desde cultura até esporte e educação. As atividades são rigorosamente supervisionadas e realizadas por uma uma de profissionais.

Todas as crianças e jovens participantes estão matriculados em escolas ou cursos superiores. Ter vínculo acadêmico é fundamental para que eles sejam atendidos pela organização. As atividades contemplam um acompanhamento personalizado, inclusive psicológico, cursos de línguas e atividades culturais aos fins de semana.

Em outubro de 2022, 13 crianças puderam até acompanhar Mbappé durante uma viagem promocional aos Estados Unidos. Nesta viagem, o jogador conviveu com meninos e meninas no dia a dia de treinos, compromissos de marketing e etc.

Mbappé: empresário de sucesso aos 25 anos

O camisa 10 da seleção francesa está à frente de várias empresas, incluindo as produtoras Saziley Prod e Zebra Valley, a segunda criada em parceria com a NBA, a imobiliária Ohzora, além da empresa de gestão de imagem, a  Kewjf. Tudo isso ainda se soma à entrada no capital do Sorare, fantasy game, onde os jogadores compram, vendem, trocam e gerenciam um time virtual com o uso de NFTs de jogadoers de fuetebol. Todas as transações dentro do game são realizados por meio de uma plataforma de blockchain – as conhecidas criptomoedas.

O leque de negócios só é possível por conta do contrato multimilionário que Mbappé tem no Parque dos Príncipes até 2025. Só de salário, o jogador recebe 72 milhões de euros (aproximadamente R$ 383 milhões) por temporada, ou seja, 6 milhões de euros (R$ 31 milhões) mensais. As informações foram divulgadas pelo próprio
Le Parisien, em outubro de 2022.

Botão Voltar ao topo