‘Vivemos tempos muito egoístas’: Por que técnico do Lyon se irritou com a Liga Francesa
Paulo Fonseca critica não adiamento do jogo dos Gones contra o Toulouse, válido pela primeira rodada da Ligue 1
O Lyon vai iniciar sua caminhada na Ligue 1 2026/27 em meio a uma situação que incomoda Paulo Fonseca. A equipe estreia neste sábado (22), diante do Toulouse, apenas quatro dias depois de empatar por 1 a 1 com o Fenerbahçe, na Turquia, pelo jogo de ida do play-off que vale uma vaga na fase de liga da Champions League. Para o treinador português, o intervalo reduzido entre os compromissos poderia ter sido evitado.
O Lyon havia manifestado o desejo de adiar a partida pelo campeonato nacional, justamente para ter mais tempo de preparação antes do confronto decisivo contra os turcos. A solicitação, porém, não foi atendida, e o duelo em Toulouse está mantido para este fim de semana. A volta contra o Fenerbahçe será disputada na quarta-feira (26), deixando o clube francês com uma sequência de jogos de grande peso em um curto espaço de tempo.
Fonseca não escondeu a frustração com a decisão e classificou a situação como “difícil de compreender”. Na visão do técnico, permitir um intervalo maior seria benéfico não apenas para o Lyon, mas para o próprio futebol francês, que busca colocar o maior número possível de representantes na principal competição europeia.
— É do interesse do futebol francês ter o máximo de clubes na Champions — afirmou o treinador.
Paulo Fonseca questiona decisão e cita ‘tempos egoístas’
/https%3A%2F%2Fmedia.trivela.com.br%2Fmain%2F2026%2F08%2Fpaulo-fonseca-jogo-lyon-scaled.jpg)
Paulo Fonseca também lembrou que situações semelhantes aconteceram na temporada passada, quando partidas da Ligue 1 foram remanejadas para facilitar a preparação de equipes envolvidas na Champions. Por isso, o português entende que a negativa ao Lyon causa ainda mais estranheza, principalmente pela importância do duelo contra o Fenerbahçe para o planejamento da temporada.
O comandante citou esses precedentes recentes e reconheceu que consegue compreender a posição do Toulouse, mas demonstrou menos entendimento em relação à decisão da própria liga.
— Nem todos querem o que é melhor para o futebol francês e para a liga. É difícil de entender porque é muito positivo. Vimos outros exemplos no ano passado e todos entendemos que era importante para o futebol francês. Talvez entenda o Toulouse. É difícil de entender a decisão da liga.
A reclamação ganhou tom ainda mais contundente quando o treinador fez uma avaliação sobre o momento do futebol e da sociedade. “Vivemos tempos muito egoístas, muitas pessoas são egoístas e isso não é bom.”
Capitão do Lyon, Tolisso também participou da entrevista coletiva antes da estreia na Ligue 1 e mostrou que o elenco compartilhava a insatisfação com a manutenção da partida. O meio-campista ainda recuperou episódios da última temporada para reforçar o argumento apresentado pelo técnico.
— No último ano, quando algumas equipes precisaram de adiar jogos, mesmo quando o adversário não queria, isso foi feito — afirmou, em referência indireta ao PSG, que teve partidas da Ligue 1 adiadas em função de sua participação na Champions.
Lyon tenta conciliar Ligue 1 e busca pela Champions
/https%3A%2F%2Fmedia.trivela.com.br%2Fmain%2F2026%2F08%2Fjogadores-lyon-celebram-gol-scaled.jpg)
A situação coloca o Lyon diante de uma semana particularmente importante. Depois do empate por 1 a 1 em Istambul, a equipe precisa enfrentar o Toulouse pela Ligue 1 antes de voltar suas atenções ao Fenerbahçe. O confronto de volta será determinante para definir se o clube conseguirá alcançar a fase de liga da Champions League.
Além da disputa por uma vaga no torneio continental, o Lyon começa a nova temporada com mudanças no elenco. Endrick, que teve seu empréstimo encerrado, deixou os Gones e retornou ao Real Madrid. O atacante brasileiro foi uma das principais peças do grupo em 2025/26, mas não fará parte do plantel comandado por Fonseca nesta nova campanha.
O clube francês, por outro lado, trabalhou para reforçar o elenco durante a janela de transferências. Entre os nomes que chegaram estão o meio-campista Mads Bidstrup, ex-Salzburg, o atacante Julien Duranville, que estava no Borussia Dortmund, e o zagueiro Felix Bacher, contratado junto ao Estoril. Também foram incorporados ao grupo Noham Kamara, vindo do PSG, e Lois Openda, atacante que por empréstimo da Juventus.