FrançaLigue 1

Lyon bobeia e briga pela última vaga na Champions pega fogo

A Ligue 1 se caracterizou nas últimas temporadas pelo equilíbrio de forças. Desde o fim da hegemonia do Lyon, a taça rodou por cinco mãos diferentes, quase sempre com uma disputa acirrada pela ponta da tabela . Nesta temporada, o Paris Saint-Germain fez valer seu poderio econômico e disparou rumo ao título precocemente. No entanto, as emoções seguem fortes na definição do último classificado à Liga dos Campeões.

Ao menos matematicamente, quatro clubes seguem com chances de disputar a competição continental, a uma rodada do fim do campeonato. Na zona de classificação à LC em 35 das 37 partidas que disputou, o Lyon permanece na terceira colocação e só depende de si para retornar ao torneio europeu. Os Gones somam 64 pontos, dois a mais que Saint-Étienne e três a mais que Lille e Nice.

No entanto, a queda do Lyon nas últimas rodadas é evidente. A equipe venceu apenas três de seus últimos 11 jogos. Ainda assim, poderia ter garantido a vaga na Champions neste domingo. Visitou o Nice e teve que se contentar com o empate por 1 a 1, depois de sair perdendo e jogar os últimos 20 minutos com um a menos.

Na rodada final, um confronto favorável ao Lyon. Os Gones em Gerland recebem o Rennes, 14º colocado e que não vence há três partidas. O Nice terá parada bem mais complicada, fora de casa contra o Ajaccio, que ainda corre risco de rebaixamento. Por fim, Lille e Saint-Étienne jogam para matar ou morrer no Grand Stade Lille Métropole. Três confrontos que prometem concentrar as atenções, ainda que, se depender do Lyon, o final será o mais previsível possível.

A situação dos quatro concorrentes ao terceiro lugar da Ligue 1:

Lyon se garante com – uma vitória sua; um empate seu e um tropeço do Saint-Étienne; uma derrota sua, um empate entre Lille e Saint-Étienne e uma vitória magra do Nice.

Saint-Étienne se garante com – uma vitória sua e uma derrota ou empate do Lyon.

Lille se garante com – uma vitória sua e uma derrota do Lyon

Nice se garante com – uma vitória sua, um empate entre Saint-Étienne e Lille e uma derrota do Lyon, tirando diferença no saldo de gols para os Gones; uma vitória sua, uma vitória do Lille e uma derrota do Lyon, tirando diferença no saldo de gols para os Gones e para os Dogues; uma vitória sua, uma vitória do Saint-Étienne e uma derrota do Lyon, tirando diferença no saldo de gols para os Verts e para os Gones.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo