Rennes consegue Liga Europa, com Lille na Conference; Nantes escapa do rebaixamento
O Lens acabou a apenas um ponto do campeão PSG, que se despediu com derrota melancólica, e Mbappé confirmou a artilharia da Ligue 1 pela quinta vez consecutiva

As últimas dez partidas do Campeonato Francês foram realizadas neste sábado. E havia pouca coisa a ser decidida. Três clubes disputavam as últimas duas vagas europeias, e elas ficaram com o Rennes, classificado à Liga Europa, e com o Lille, que disputará a próxima Conference League. O Monaco poderia ter roubado o quinto lugar se não tivesse perdido em casa para o Toulouse. Na parte de baixo da tabela, o Nantes ganhou do lanterna Angers pelo placar mínimo e contou com a derrota do Auxerre para o vice-líder Lens para escapar do rebaixamento, um ano depois de conquistar a Copa da França.
O Toulouse ganhou a competição mata-mata do futebol francês nesta temporada e levou vaga na fase de grupos da Liga Europa. Isso diminuiu o grupo de agraciados com competições europeias na Ligue 1. Mesmo em 13º lugar, livre do rebaixamento, o Toulouse foi incluído na brincadeira no último fim de semana porque visitou o Estádio Louis II. E foi bastante inconveniente aos donos da casa, abrindo o placar, aos 25 minutos do segundo tempo com Zakaria Aboukhlal, em uma falha generalizada da defesa do Monaco.
Wissam Ben Yedder ressuscitou os monegascos, pegando um rebote dentro da pequena área, mas eles ainda precisavam de mais um gol. No entanto, quem o marcou foi o Toulouse, aos 48 minutos, com Rhys Healey completando o contra-ataque. O Monaco começou a rodada final em sexto lugar e nele permaneceu, embora pudesse ter sido superado no saldo de gols pelo Lyon, que acabou perdendo por 3 a 1 para o Nice. A derrota do time do Principado deixou Rennes e Lille confortáveis para decidir quem iria para a Liga Europa.
Acabou sendo o Rennes, que emplacou a quinta grande campanha em seis temporadas. Foi quinto, décimo, garantiu vaga na Champions League em terceiro e caiu um pouco para sexto, antes de encaixar dois quartos lugares consecutivos. Um indigesto visitante, derrotou o Brest fora de casa, com a força da bola parada. Benjamin Bourigeaud fez 1 a 0 cobrando falta, aos 13 minutos. Os anfitriões empataram, cobrando pênalti, e, ainda no primeiro tempo, Bourigeaud marcou o segundo, também da marca do cal. O Lille acabou caindo para o quinto lugar porque não saiu do empate em 1 a 1 com o Troyes.
No outro lado da tabela, o Nantes estava desesperado para não ver o fim de sua sequência de dez anos na primeira divisão, que no máximo trouxe um sétimo lugar, mas rendeu um título da Copa da França (com a ajuda de Kolo Muani). Começou a última rodada dentro da zona de rebaixamento, mas, graças a um gol de Ignatius Ganago, aos 16 minutos, criado por uma linda jogada de Ludovic Blas pela ponta direita, conseguiu vencer o Angers, derrotado pela 28ª vez nesta temporada. Ainda precisava que o Auxerre tropeçasse e, para isso, contou com o excelente Lens.
O Lens completou sua melhor campanha desde 2001/02 com uma vitória por 3 a 1, apenas no terceiro depois de subir da Ligue 2 e na esteira de dois sétimos lugares. Alexis Claude-Maurice recebeu o passe de Loïs Openda, cortou para o meio e bateu no canto para abrir o placar. Claude-Maurice ampliou no começo do segundo tempo, em contra-ataque, aproveitando a saída em falso do goleiro Ionut Radu. O Auxerre conseguiu descontar, em uma desatenção bizarra da defesa do Lens, mas Openda fechou o placar.
Como o Paris Saint-Germain, na despedida de Sergio Ramos e Lionel Messi, perdeu para Clermont no Parque dos Príncipes, o Lens ficou a apenas um ponto do campeão. A rodada final foi um bom retrato dos últimos meses do PSG. Sergio Ramos marcou em seu último jogo pelos parisienses, com uma bela cabeçada, e Kylian Mbappé ampliou de pênalti. No entanto, além de perder uma penalidade, o Clermont, em oitavo lugar, conseguiu a virada, com gols de Johan Gastien, Mehdi Zeffane e Grejohn Kyei.
Pelo menos, Mbappé conseguiu ser artilheiro da Ligue 1 pela quinta vez consecutiva (em uma delas, empatou com Ben Yedder). Ele chegou aos 29 gols, dois a mais que Alexandre Lacazette, que passou em branco na derrota do Lyon. Jonathan David, do Lille, foi o terceiro colocado, com 24. Openda, do Lens, e Folarin Balogun, do Stade Reims, fecharam os cinco melhores matadores do Campeonato Francês, com 21 cada um.
O PSG foi campeão pela 11ª vezes e, ao lado do Lens, classificou-se diretamente à fase de grupos da Champions League. O Olympique de Marseille, em terceiro, terá que passar pelas preliminares. Toulouse e Rennes estarão na Liga Europa, e o Lille foi para os playoffs da Conference. O Auxerre foi rebaixado ao lado de Ajaccio, Troyes e Angers. Quatro clubes caíram porque a Ligue 1 diminuirá a sua quantidade de clubes para 18 na próxima temporada. Apenas Le Havre e Metz subiram da segunda divisão.