Ligue 1

Chegadas de Beraldo e Moscardo podem promover mudanças drásticas no elenco do PSG e na janela europeia

Com reforços jovens, Luis Enrique analisa nomes que podem sair do PSG após abertura da janela de inverno

Enquanto o zagueiro Lucas Beraldo e o volante Gabriel Moscardo estão de chegada no PSG, alguns jogadores não muito utilizados por Luis Enrique podem estar de malas prontas do time francês e se despedir do clube com a abertura da janela de transferências de inverno na Europa, no dia primeiro de janeiro. Segundo informações do jornal “Le Parisien”, o defensor Kurzawa e o atacante Ekitiké são os nomes prováveis a deixar o clube assim que o ano de 2024 iniciar.

O zagueiro tem contrato até 30 de junho de 2024, enquanto o centroavante tem vínculo com o PSG até 2027. Por conta da intensa movimentação do PSG no mercado durante a 2ª janela de transferências de 2023, quando gastou nada mais nada menos do que 350 milhões de euros (quase dois bilhões de reais), o momento é de fechar o elenco e aproveitar a abertura da janela para equilibrar as contas após trazer nove peças de uma só vez, sendo: Kolo Muani, Ugarte, Dembélé, Lucas Hernández, Barcola, Ekitike (que estava por empréstimo no clube na temporada passada), Kang-in Lee e Simons.

Além das contratações, Skrinniar e Asensio chegaram sem o pagamento da multa rescisória, inflando um pouco o grupo de jogadores, que precisou de contratações após as saídas de Neymar, Verratti, Bitshiabu, Diallo, Icardi, Draxler, Wijnaldum, Ebimbe, Paredes, Sergio Ramos e Messi. Por isso, com as eminentes chegadas de Beraldo e Moscardo, será necessário uma readequação do elenco, o que pode fazer com que Kurzawa e Ekitiké, que praticamente acabou de ser contratado, mas não tem sido aproveitado, tenha de sair da equipe.

Falta de minutos em campo é o critério para saída de jogadores do PSG

Kurzawa já teve momentos melhores no PSG e amarga atualmente o banco de reservas, além de pouquíssimos minutos em campo desde a chegada de Luis Enrique ao comando do time. Na atual temporada, o defensor jogou apenas oito minutos, diante do Strasbourg, ainda pela 9ª rodada da Ligue 1. O jogador chegou ao clube parisiense na temporada 2014/2015 e foi titular do time durante boa parte de sua primeira passagem pelo time, que durou até 2022, quando foi emprestado ao Fulham.

Depois de seu retorno, o jogador precisou dividir a titularidade na lateral direita com Hakimi e Carlos Soler, o que dificultou a permanência de Kurzawa entre os titulares. Com 31 anos, o momento parece ser mesmo de despedida do atleta da equipe após 154 partidas disputadas, com 14 gols marcados e 13 assistências. No caso de Ekitiké, a situação é ainda mais complicada, pois o atacante acabou de ser contratado após algumas temporadas atuando por empréstimo, o jogador pertencia ao Reims.

Ao longo de 42 jogos pelo seu antigo clube, sendo 14 pelo time B e 28 pela equipe principal, Ekitiké marcou 17 gols e deu cinco assistências. O desempenho chamou a atenção do PSG, que o contratou em definitivo na última janela de transferências. Entretanto, o desempenho do atacante pelo time parisiense não manteve o mesmo nível. Em 33 jogos pelo PSG foram apenas quatro gols marcados e quatro assistências. Além disso, a concorrência com Mbappé e Kolo Muani tirou do jogador de apenas 21 anos a chance de ganhar mais minutos em campo.

Na atual temporada, Ekitiké jogou por apenas nove minutos, ainda na primeira rodada da Ligue 1, quando o PSG empatou sem gols diante do Lorient, em casa. Na ocasião, o atacante entrou em campo aos 36 minutos do 2º tempo. Sendo assim, mudanças devem acontecer pelos lados do time de Paris, que já começa a abrir vantagem na liderança do Campeonato Francês e também garantiu vaga nas oitavas de final da Champions League. Na competição continental, os comandados de Luis Enrique vão enfrentar a Real Sociedad, sendo o primeiro jogo em casa, no dia 14 de fevereiro e a volta na Espanha no dia cinco de março.

Já na Ligue 1, o PSG vem de 12 jogos de invencibilidade e na última rodada bateu o Metz, em casa, pelo placar de 3 x 1. Na próxima rodada, o desafio será diante do Lens, mas antes disso, em janeiro, o time de Mbappé e companhia enfrenta o Toulouse pela Supercopa da França, no dia três, e depois enfrenta o US Revel pela Copa da França.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Existe um ditado que diz que o bom filho a casa retorna não é? Pois bem, sou Lucas de Souza, redator e repórter do Futebol na Veia, de volta ao site após quatro anos, e agora redator do Trivela, um dos maiores portais de futebol do Brasil. Sou jornalista, especializado em Marketing digital e narrador do Portal Futebol Interior e também da RP2Marketing.
Botão Voltar ao topo