O domina o clássico contra o durante os últimos anos. Se os Verdes representavam o lado forte da rivalidade até a virada do século, os Gones mudaram essa realidade nas duas últimas décadas e acumulam sonoras vitórias no confronto. O Lyon já tinha vivido uma noite inesquecível em 5 de novembro de 2017, quando enfiou 5 a 0 sobre o ASSE, em sua maior goleada no duelo. Três anos depois, a equipe repetiu a dose: aplicou outros 5 a 0 no Saint-Étienne, de novo dentro do Estádio Geoffroy Guichard. E o resultado ainda teve um valor especial, já que o OL agora tem a vantagem histórica no dérbi, com um triunfo a mais no total. Os Gones não ficavam à frente nessa conta desde 1954, quando o clássico ainda nascia.

O show do Lyon na casa do Saint-Étienne começou aos 16 minutos, depois de uma série de chances. anotou o primeiro gol a partir de uma cobrança de escanteio. E as bolas paradas seriam decisivas aos Gones. ampliou aos 36, completando de cabeça a falta cobrada por Léo Dubois. A parceria se repetiria, rendendo o terceiro gol aos 14 do segundo tempo. Dubois cobrou falta de posição parecia e de novo Marcelo executou a cabeçada fulminante.

O vareio era inquestionável, com o domínio do Lyon em praticamente todos os números. E o quarto, de Kadewere, seria o mais bonito. rolou a bola e o atacante teve muita calma para tirar o marcador com uma finta seca, antes de mandar para as redes. Por fim, o quinto saiu aos 36. Depay cobrou falta fechada e a bola entrou graças a um desvio na cabeça de Denis Bouanga. Uma goleada maior só não foi estabelecida porque o goleiro Jessy Moulin fez uma defesa fantástica depois, num chute colocado de Karl Toko Ekambi que seguia em direção ao ângulo. Vale destacar a precisão do OL, com 19 finalizações, 12 delas no alvo.

O Saint-Étienne ainda tem as maiores goleadas do clássico. Ganhou por 7 a 1 em 1969, por 6 a 0 em 1964 e também por 6 a 0 em 1970. Naqueles tempos, os Verdes dominavam não só os confrontos com os rivais, como também o próprio futebol francês. O Lyon se conteve nos 5 a 0 de 2017 e de 2021, mas agora tem a vantagem no histórico geral. Os Gones contabilizam 45 vitórias em 122 duelos, contra 44 do Saint-Étienne. Pela Ligue 1, a vantagem do Lyon agora é de 40 a 39. Desde 2000, o clube venceu 23 dos 39 embates, contra apenas seis derrotas. A partir daqueles 5 a 0 de 2017, são sete vitórias e uma derrota, além de um empate. Foi o que pulverizou os abismos existentes no passado e permitiu uma reviravolta antes inimaginável.

A situação também é bastante distinta na tabela da Ligue 1. O Lyon se recupera dos tropeços recentes e chega aos 43 pontos, na terceira colocação do campeonato. São apenas dois pontos abaixo de Paris Saint-Germain e Lille, que venceram na rodada. Já o Saint-Étienne flerta com o descenso. O time ocupa o 16° lugar, com 19 pontos, somente quatro acima da zona de rebaixamento.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore