Ligue 1

O Lyon carregou no peito, logo acima do escudo, uma homenagem a Pelé

O Lyon produziu uma camisa especial para a rodada da Ligue 1, em referência ao Rei

O Lyon possui uma forte ligação com o Brasil explicitada através de tantos ídolos. E o clube reforçou esses laços com uma homenagem a Pelé em seu primeiro jogo após o falecimento do Rei. A camisa dos Gones trazia, acima do escudo, uma imagem em tributo. O nome Pelé estava ao lado do número 10 e de uma coroa. Maneira mais do que evidente de demonstrar carinho ao Atleta do Século.

Pelé chegou inclusive a atuar em Lyon com o Santos, no antigo Estádio de Gerland. Foi em 9 de junho de 1961, num amistoso contra o próprio Lyon, um time de menor projeção naquela época. Como era de se imaginar, o Peixe atropelou o 15° colocado do Campeonato Francês: goleada por 6 a 2, com direito a um gol de Pelé. Apesar do placar, tomar um gol do Rei é uma honra permanente aos Gones.

O tributo só não foi correspondido dentro de campo. Em temporada ruim na Ligue 1, o Lyon perdeu dentro do Estádio Groupama para o Clermont, por 1 a 0. O gol decisivo saiu aos 42 do segundo tempo, num pênalti convertido por Muhammed Cham-Saracevic. Thiago Mendes e Tetê eram os brasileiros no Lyon, enquanto Neto Borges atuou pelo Clermont. O resultado deixa o Lyon na oitava posição, com 24 pontos, apenas dois à frente do Clermont, em nono.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo