Ligue 1

Visando dormir na liderança e jogar pressão ao PSG, Nice visita um Nantes pouco inspirado

Pela 14ª rodada da Ligue 1, Nantes e Nice se enfrentam neste sábado com objetivos completamente diferentes

A Ligue 1 poderá ter um novo-velho líder neste sábado (2). Primeiro colocado da competição ao fim da 11ª rodada, o Nice quer retomar a ponta da tabela diante do Nantes, às 17h (de Brasília), no Stade de la Beaujoire, pela 14ª rodada. A equipe comandada por Francesco Farioli precisa de uma vitória não só para manter a boa fase e dormir na liderança, mas também para jogar pressão no Paris Saint-Germain, que enfrenta o Le Havre no domingo (3).

Já o Nantes tem um objetivo bem diferente. Os Canários não vencem há quatro jogos, estão a quatro pontos da zona de rebaixamento e buscam uma vitória na estreia do técnico Jocelyn Gouvernnnec para ficar em uma situação mais confortável na tabela de classificação e elevar o moral antes do visitarem o PSG na rodada seguinte.

Como vem o Nantes

Vindo de três derrotas e um empate, com apenas um gol marcado nos últimos quatro compromissos, o Nantes é o atual 11º colocado da Ligue 1, com 15 pontos. Com 23 gols sofridos em 13 partidas, os Canários tem a segunda pior defesa da competição, levando a melhor somente sobre o Lorient, que foi vazado 24 vezes e abre a zona de rebaixamento com 11 pontos.

A sequência de resultados ruins, a baixa produção ofensiva e os muitos gols concedidos culminaram na demissão do técnico Pierre Aristouy. Para seu lugar, o Nantes contratou Jocelyn Gouvernnnec, campeão da Supercopa Francesa com o Lille em 2022 e da Copa da França em 2014 com o Guingamp. Apesar de ter conquistado um título, seu último trabalho no Lille não deixou muita saudade, já ficou apenas na décima posição com o time que havia recém-conquistado a Ligue 1.

Em sua entrevista coletiva de apresentação, realizada na quinta-feira (30), Aristouy destacou que pouco pode mudar em apenas três dias de treino. Apesar do momento ruim de sua nova equipe, o comandante não fez um discurso de terra arrasada e somente pontuou o óbvio: é preciso sofrer menos gols.

— Não vamos revolucionar nada em três dias, mas vamos tentar fazer coisas coerentes para aplicar com base nas qualidades dos jogadores. Em particular, temos jogadores na frente capazes de fazer a diferença, de fazer o adversário duvidar — afirmou o técnico recém-chegado.

— Não estou aqui para questionar o que foi feito antes. Há a observação de que estamos sofrendo muitos gols. Há coisas para melhorar, certamente para reequilibrar em termos de organização geral da equipe — completou.

No clube desde 2019, Moses Simon ainda é a estrela do Nantes. Com três bolas na rede e quatro assistências, é quem mais contribuiu para gols dos Canários nesta Ligue 1. O artilheiro do time, no entanto, é o egípcio Mostafa Mohamed, autor de cinco gols nas seis primeiras rodadas, mas nenhum outro desde então.

— Um artilheiro é sempre especial, é preciso passar um tempo com ele. Passei um tempo com ele (Mostafa Mohamed) para fazê-lo se sentir bem. Para trazer os jogadores, devemos destacar seus pontos fortes para que encontrem mais espontaneidade — afirmou Aristouy.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Como vem o Nice

O Nice, por outro lado, não sabe o que é perder nesta temporada. Em 13 partidas na Ligue 1 até aqui, foram oito vitórias, cinco empates, 14 gols marcados e incríveis quatro sofridos. Além de ser um dos dois clubes das cinco principais ligas europeias ainda invicto, é disparadamente aquele com a melhor defesa.

O último gol sofrido pelo Nice foi no dia 15 de setembro, na vitória sobre o Paris Saint-Germain por 3 a 2 no Parque dos Príncipes. Desde então, Les Aiglons não foram vazados em oito compromissos. O capitão da equipe e um dos pilares do sistema defensivo mais sólido da Europa é o veterano zagueiro Dante. No clube desde 2016, o jogador de 40 anos tem formado uma grande dupla de zaga junto de Jean-Clair Todibo.

A defesa é obviamente o ponto forte do time comandado por Francesco Farioli, mas há também quem se destaque no ataque. Após um primeiro ano emprestado ao Nice, o nigeriano Terem Moffi já tem quatro gols e duas assistências em sua primeira temporada como jogador definitivo do clube. Outra contratação feita na última janela de transferências, Jérémy Boga é outra esperança de efetividade na frente e soma dois gols e uma assistência nesta Ligue 1.

No entanto, nem tudo são flores para os atuais vice-líderes do Francês. Um dos destaques de Les Aiglons desde que foi contratado em 2018, Youcef Atal foi afastado pela diretoria e suspenso pelo comitê disciplinar da LFP (Liga de Futebol Profissional da França) por sete jogos após compartilhar um vídeo que provocava o ódio racial por motivos religiosos. A tendência é que ele seja negociado em janeiro, quando disputará a Copa Africana de Nações com a Argélia.

Foto de Felipe Novis

Felipe NovisRedator

Felipe Novis nasceu em São Paulo (SP) e cursa jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Antes de escrever para a Trivela, passou pela Gazeta Esportiva.
Botão Voltar ao topo