Ligue 1

Nantes perde, mas garante permanência na Ligue 1 graças aos gols fora de casa no playoff com o Toulouse

Terceiro colocado da Ligue 2, o Toulouse terá que esperar pelo menos mais um ano para voltar à elite do futebol francês

O Toulouse terá que esperar pelo menos mais um ano para retornar à Ligue 1. Neste domingo (30), no jogo de volta pelo playoff de acesso e rebaixamento do Campeonato Francês, o TFC conseguiu vencer fora de casa o Nantes por 1 a 0, mas a derrota por 2 a 1 na ida, como anfitrião, garantiu aos canários a permanência na elite do futebol francês após uma temporada complicada.

Na totalidade deste duelo de volta, o Toulouse, terceiro colocado da Ligue 2, foi superior, mantendo uma pressão constante sobre a defesa do Nantes, 18º colocado da Ligue 1. Porém, a produção final do TFC foi insuficiente para alcançar o acesso. O primeiro gol veio aos 17 minutos da segunda etapa e, apesar da insistência, os toulousains não chegaram ao segundo tento que garantiria o triunfo no agregado.

A primeira boa chance do Toulouse veio aos cinco minutos, quando Bafodé Diakité pegou rebote de uma cobrança de falta de Brecht Dejaegere e, de cabeça, mandou à direita do gol de Lafont. Aos 13, Rhys Healey testou o goleiro com um chute rasteiro, mas o arqueiro espalmou. Pelo alto, o Toulouse assustou de novo quando, aos 35, Dewaest ganhou de cabeça, mas mandou em cima de Lafont.

O Nantes só foi forçar Maxime Dupé a trabalhar aos 39 minutos, quando Ludovic Blas arriscou de longa distância, com potência, mas parou em boa defesa do goleiro, que espalmou à esquerda do gol.

A insistência do Toulouse foi enfim recompensada aos 17 minutos do segundo tempo. Da direita, Amine Adli acertou um cruzamento preciso na segunda trave, e Vakoun Bayo ganhou pelo alto diante de Dennis Appiah e, de cabeça, venceu Lafont, que não chegou a tempo para afastar o perigo: 1 a 0.

A um gol de se complicar, o Nantes teve que se soltar mais e buscar o ataque. Aos 33 da etapa final, em contra-ataque lançado por Pedro Chirivella, Randal Kolo Muani apareceu do lado esquerdo da área adversária, puxou para o pé direito e parou em boa defesa de Dupé, que espalmou para o lado.

O Toulouse reclamou um pênalti aos 35 minutos de segundo tempo quando a bola bateu na mão de Charles Traoré, mas, com o braço abaixado do defensor do Nantes, a checagem do VAR não encontrou irregularidade no lance.

A missão dos toulousains nos minutos finais já era difícil, e a expulsão de Nathan N’Goumou só complicou a situação. O meia havia sido colocado em campo aos 40 minutos do segundo tempo no lugar do zagueiro Ruben Gabrielsen para reforçar o jogo ofensivo, mas dois minutos mais tarde chutou acidentalmente o rosto de Jean-Charles Castelletto e levou o cartão vermelho.

O Nantes suportou os seis minutos de acréscimo, teve algumas oportunidades no contra-ataque e acabou por garantir a permanência na Ligue 1 graças aos gols marcados fora de casa, na ida.

O Toulouse lamenta bastante seu fim de campanha na Ligue 2. A equipe ficou a apenas dois pontos de um acesso direto à Ligue 1 e desperdiçou suas oportunidades nas duas rodadas finais, empatando contra Pau e Dunkerque.

O Nantes, por sua vez, comemora uma permanência que em vários momentos da temporada pareceu muito incerta, em meio a crises de relação com os torcedores, protestos na porta do CT e uma aposta muito mal-sucedida em Raymond Domenech na metade da campanha.

Definido o resultado do playoff, temos apenas duas mudanças na liga francesa para a próxima temporada: Nîmes e Dijon caem para a Ligue 2, enquanto Troyes e Clermont são promovidos à Ligue 1.

Mostrar mais

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncios? Aí é falta desleal =/

A Trivela é um site independente, que precisa das receitas dos anúncios. Desligue o seu bloqueador para podermos continuar oferecendo conteúdo de qualidade de graça e mantendo nossas receitas. Considere também nos apoiar pelo link "Apoie" no menu superior. Muito obrigado!