Ligue 1

Lyon faz sua primeira final na fuga contra um antes impensável rebaixamento na Ligue 1

Lyon está fora de rebaixamento, mas por um triz: agora, faz duelo direto contra o Montpellier para se distanciar da degola

Uma das histórias mais trágicas da temporada do futebol na Europa até aqui pode começar a ter um desfecho mais tranquilo neste domingo (11). Isso porque, em partida válida pela Ligue 1, o Lyon vai visitar o Montpellier em um duelo de equipes diretamente ameaçadas pelo rebaixamento no Campeonato Francês. Empatados em pontos, os times verão na vitória não apenas um distanciamento da zona de descenso, como também afundarão um rival direto, o que faz do duelo uma verdadeira final para ambos os clubes envolvidos.

O Lyon teve o pior começo de temporada de sua história e, aos poucos, mas muito aos poucos mesmo, vai se reestruturando e, hoje, respira aliviado fora da zona de rebaixamento. Vem, inclusive, de uma surpreendente e importantíssima vitória diante do Olympique de Marselha, em clássico que valeu ao time uma distância de três pontos de vantagem em relação ao Metz, hoje o time que abre o Z4 do Campeonato Francês.

Não muito melhor está o Montpellier, que durante boa parte da Ligue 1 lutou no meio da tabela, mas iniciou uma queda livre ao chegar, na última rodada, a simplesmente quatro jogos sem vencer, estacionando nos 19 pontos, mesma pontuação não apenas do adversário deste domingo, mas também do Nantes, outra equipe desesperada na fuga contra a queda no Campeonato Francês que, como você pode notar, está muito, mas muito empolgada neste momento da temporada.

Como o Lyon chega para o jogo contra o Montpellier?

O sprint de vitórias conquistado pelo Lyon na reta final de 2023 acabou sendo determinante para que a equipe que pertence a John Textor, também dono da SAF do Botafogo, pudesse ganhar algum fôlego na luta contra o rebaixamento. Atualmente, nos últimos cinco jogos que fez pelo Campeonato Francês, O Lyon venceu três e perdeu dois, o que acabou sendo determinante para a sapida da zona do rebaixamento. Contou, ainda, com o Metz despencando, perdendo todas suas últimas cinco partidas e ‘roubado' a vaga do Lyon na zona de rebaixamento.

Textor, inclusive, parece estar bastante empenhado em manter seu Lyon na primeira divisão do Campeonato Francês. O time não foi apenas o que mais investiu entre todos da Ligue 1 na janela de transferências que se encerrou em janeiro, mas também um dos que mais fez aportes em jogadores em todo o futebol da Europa. Com isso, o Lyon qualificou seu time e, espera-se, terá alguma chance de subir na tabela com os próximos jogos. Para isso, o jogo deste domingo é bastante decisivo.

Vencer o Montpellier significa automaticamente subir na tabela, sem a necessidade sequer de contar com outros resultados. Além disso, falando em outros jogos da rodada, em caso de vitória do Lyon e nova derrota do Metz, o que é bastante esperado já que o time enfrenta o Olympique de Marselha fora de casa, a equipe comandada por Pierre Sage conseguiria abrir seis pontos de vantagem da zona de rebaixamento e, pela primeira vez na temporada, respiraria aliviada.

Como o Montpellier chega para o jogo contra o Lyon?

O Montpellier, por sua vez, vive uma fase pior e, não a toa, viu o perigo do rebaixamento se aproximar. A equipe, no entanto, se apega ao resultado do primeiro turno, quando venceu o Lyon por goleada de 4 a 1, fora de casa, para tentar trazer paz ao ambiente do clube, hoje distante em apenas três pontos da zona de rebaixamento. Acontece que, em casa, a equipe tem sido muito pouco efetiva e isso preocupa seus torcedores.

O Montpellier, até o momento, fez dez jogos em casa, venceu apenas um, perdeu dois e incrivelmente empatou sete deles, o que faz da equipe a quinta pior mandante da atual temporada da Ligue 1. Nos últimos cinco jogos que fez no Stade de la Mosson, o Montpellier perdeu um e empatou os outros quatro, o que influenciou diretamente na queda de rendimento que refletiu — e muito — na tabela.

O destaque positivo da equipe fica por conta do atacante nigeriano Akon Adams, que não foi convocado para a Copa Africana de Nações e, por isso, segue sendo titular do Montpellier. Com um começo de temporada arrasador, ele chegou aos sete gols na Ligue 1 ainda em outubro, dando esperanças à torcida. Contra o Lyon, no entanto, ele tenta encerrarum jejum para lá de incômodo: não marca um golzinho sequer desde 29 de outubro do ano passado pelo Campeonato Francês, o que tem atrapalhado — e muito — os planos de sua equipe.

Foto de Vanderson Pimentel

Vanderson PimentelRedator de esportes

Jornalista formado em 2013, e apaixonado por futebol desde a infância. Em redações, também passou por Estadão e UOL.
Botão Voltar ao topo