Ligue 1

O Lyon jogou mal, mas sua pesada camisa falou mais alto e arrancou uma vitória na marra contra o Montpellier

Dominado durante quase todo o jogo, Lyon sai atrás no placar, mas busca virada no 2º tempo e ganha posições na tabela da Ligue 1

Montpellier e Lyon mediram forças neste domingo (11), no Estádio de La Mosson, em jogo válido pela 21ª rodada da Ligue 1. Os donos da casa foram melhores durante quase toda a partida e abriram o placar no 1º tempo. No entanto, como lógica não faz parte do futebol, o time visitante conseguiu arrancar uma improvável virada, venceu por 2 a 1 e somou três pontos cruciais na luta contra o rebaixamento.

Com o triunfo, o Lyon foi a 22 pontos, ascendeu na tabela de classificação e assumiu o 13º lugar. Já o Montpellier, estacionado com 19, caiu para a 15ª colocação, uma posição acima da zona de rebaixamento.

Em bela triangulação ofensiva, Montpellier abre o placar

Por conta da proximidade com a zona de rebaixamento, os dois times entraram em campo pressionados e precisando desesperadamente da vitória. Jogando em casa, o Montpellier soube se impor, pressionou os visitantes e dominou a partida no 1º tempo. Tanto que balançou as redes duas vezes, mas apenas um gol valeu. Aos 17′, um erro de passe de Lacazette gerou contra-ataque da equipe mandante. Savanier bateu cruzado e Adams, em posição de impedimento, completou. A arbitragem flagrou a irregularidade do lance e anulou o tento.

Porém não demorou muito para o Montpellier chegar novamente ao ataque. Com 23′ no relógio, Issiaga Sylla recebeu belo lançamento no lado esquerdo, foi até a linha de fundo e descolou cruzamento preciso para Arnaud Nordin, que apareceu no meio de três defensores e testou no cantinho de Anthony Lopes.

Aos 41′, quase o segundo do Montpellier. Silvan Hefti recebeu lançamento no lado direito, dominou e tocou curto para Nordin. O autor do único gol do jogo até então foi solidário e serviu Joris Chotard, que encheu o pé de fora da área. No susto, Anthony Lopes espalmou. A única boa chance do Lyon na etapa inicial veio já nos acréscimos e saiu dos pés de Benrahma. O argelino, estreante da noite, cobrou falta no capricho e tirou tinta da trave.

Lyon consegue virada na marra e conquista vitória gigante

Na volta do intervalo, o Montpellier manteve a postura agressiva e seguiu encurralando o Lyon. Logos aos 3′, Sylla tabelou com Nordin e deixou Chotard na boa para arriscar o arremate. Dito e feito. O camisa 13 experimentou finalização de fora da área e levou perigo à meta de Anthony Lopes. A resposta dos visitantes foi imediata. Jogador mais lúcido do Lyon na partida, Benrahma recebeu bom passe no lado esquerdo e encarou a marcação de Omeragic. O meia-atacante trouxe para a perna boa, disparou o chute e a bola (mais uma vez) passou rente à trave antes de sair.

Aos 9′, uma defesa de cinema de Lopes. Em contra-ataque veloz do Montpellier, Hefti deixou a marcação na saudade e cruzou para Akor Adams. Era o atacante e o gol, literalmente. Mas o experiente goleiro saltou e entrou na frente do chute do adversário, evitando o segundo tento da equipe da casa. Era um verdadeiro festival de gols perdidos dos mandantes. Completamente perdido em campo, o Lyon respirava por aparelhos e só se mantinha vivo no jogo em virtude da incapacidade do Montpellier de matar o duelo.

Pois bem, a máxima “quem não faz, leva” foi levada ao pé da letra por Lacazette, que precisou apenas de uma oportunidade para empatar a partida. O atacante foi acionado no lado esquerdo da área, deu um tapa na frente se livrando do zagueiro e, praticamente sem ângulo, soltou a bomba. Tudo igual.

O gol de empate fez muito bem ao Lyon, que se aproveitou da queda vertiginosa de desempenho (e intensidade) do Montpellier para virar o jogo. Isso mesmo. Dominado durante boa parte da peleja, os visitantes conseguiram a vitória na reta final e conquistaram três pontos para lá de importantes na luta contra o rebaixamento. Aos 36′, em cobrança de escanteio, a defesa afastou mal, O’Brien pegou o rebote e Lecomte espalmou reflexo. A bola ficou viva de novo e caiu nos pés de Caqueret, que limpou a marcação e mandou um foguete de fora da área, agora sem chances de defesa.

Estatísticas de Montpellier 1 x 2 Lyon – Ligue 1 2023/2024

  • Posse de bola: 45% x 55%
  • Faltas: 11 x 11
  • Finalizações: 15 x 19
  • Finalizações no gol: 8 x 5
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo