Ligue 1

Líder! Yilmaz decide em virada espetacular contra o Lyon e mantém Lille na ponta da Ligue 1

Atacante turco fez dois gols fundamentais para garantir a vitória do líder, fora de casa, em um jogo dificílimo, e assim mantém os Dogues no primeiro lugar da tabela

O Lille tem uma das missões mais ingratas do mundo: impedir que o PSG ganhe o título da Ligue 1. Depois de ver o PSG vencer no sábado, saltar à frente e colocar pressão, os Dogues precisavam de algo improvável para não perderem a ponta: ganhar do Lyon fora de casa. Tudo indicava que isso não aconteceria, até porque o time saiu perdendo por 2 a 0 ainda no primeiro tempo. Só que o time trabalhou, lutou e, com um gol no primeiro tempo e dois no segundo, virou o jogo para 3 a 2, com atuação decisiva de Burak Yilmaz, que fez dois belos gols.

Foi um jogaço no Groupama Stadium. O Lille, com uma atuação soberba, conseguiu superar problemas grandes. Não foi pouca coisa que o time viveu na partida. A começar porque o time saiu perdendo por 1 a 0 depois de uma jogada que Maxence Caqueret tocou para trás na linha de fundo e o centroavante Islam Slimani finalizou no alto para marcar 1 a 0. Logo depois, o Lille conseguiu o empate com David, mas foi anulado por impedimento de Burak Yilmaz, que fez o passe e recebeu a bola em posição irregular.

Aos 35, depois de um cruzamento para a área, a bola tocou em José Fonte e entrou. Gol contra de um dos melhores jogadores do time na Ligue 1: 2 a 0. Um placar terrível para o time que via a sua liderança escorrer por entre os dedos. E as coisas só começaram a melhorar quando, aos 46 minutos do primeiro tempo, Burak Yilmaz cobrou uma falta com perfeição: golaço do turco para diminuir o placar em 2 a 1.

No segundo tempo, o Lille conseguiu uma reação incrível. Só que tudo começou com um erro terrível do brasileiro Lucas Paquetá. Aos 15 minutos, o brasileiro estava no campo de defesa e tocou para trás, distraído. Errou o passe para Marcelo e quem ficou com a bola foi Burak Yilmaz, que avançou e tocou para o meio, onde estava Jonathan David. O atacante só empurrou para a rede e igualou o placar em 2 a 2.

O empate já faria com que o Lille perdesse a primeira posição. E até parecia um bom resultado, dentro das circunstâncias do jogo. Só que o Lille não desistiu no jogo. Em um lançamento longo, aos 40 minutos, Yusuf Tazici raspou de cabeça e a bola sobrou em profundidade para Ylmaz arrancar com a bola e, na cara do gol, mostrou porque é um dos principais atacantes da Ligue 1: deu um tapa por baixo, tirando do goleiro, e fazendo a bola entrar suavemente no gol: 3 a 2 para o Lille.

Os Dogues conseguem manter a liderança a duras penas e é bom lembrar: o time conseguiu duas vitórias cruciais na campanha até aqui fora de casa. Uma delas contra o PSG, em Paris, e este contra o Lyon. Nas duas vezes, o time parece capaz de fazer o que for necessário para manter a ponta da tabela.

Com 73 pontos, depois da vitória conquistada no território do adversário, os Dogues se mantêm firmes, um ponto à frente do PSG. Com a derrota, o Lyon não consegue encostar nos líderes e fica em quarto lugar, com 67. O Monaco, que vem em franca ascensão, já é o terceiro, com 71. A quatro jogos do fim, teremos uma reta final absolutamente emocionante na Ligue 1.

Melhores momentos:

Standings provided by SofaScore LiveScore

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo