Ligue 1

Icardi aponta falta de descanso como origem das dificuldades do PSG na temporada

As sete derrotas que sofreu nesta temporada da Ligue 1 representam o maior número ao PSG em uma só edição da competição desde a chegada do Catar ao clube em 2011. Para Mauro Icardi, atacante da equipe parisiense, na origem desta campanha inconstante está o início de trabalho problemático do grupo, que teve pouco tempo de descanso entre a final da Champions League e o início da Ligue 1.

No mesmo final de semana em que o PSG enfrentou o Bayern na decisão da Liga dos Campeões de 2019/20, 14 equipes deram início à Ligue 1, com os dois clubes franceses envolvidos no Final 8 da competição continental, Lyon e PSG, começando mais tarde na liga nacional. Além disso, os parisienses sofreram uma explosão de casos de Covid-19 no elenco devido a uma viagem de vários de seus atletas a Ibiza, com Neymar, Marquinhos, Keylor Navas, Paredes e Icardi entre os infectados.

Tendo enfrentado o Bayern em 23 de agosto, o PSG voltou aos treinamentos em 5 de setembro e fez seu primeiro jogo na Ligue 1 em 10 de setembro. Para Icardi, a falta de base e de preparação suficientes custou bastante ao elenco.

“Acho que é difícil para nós, depois de todas as mudanças (de calendário, com o fim tardio da Champions League em destaque) por causa da Covid-19. Jogamos duas finais de copa, depois chegamos à final da Liga dos Campeões. Uma vez encerrada a Liga dos Campeões, voltamos a Paris para jogar o campeonato, que já havia começado, e sem preparação, sem uma base de treinamentos. Foi difícil, e acho que é isso que nos prejudicou. Tivemos muitas lesões na primeira metade da temporada, como várias equipes do Final 8 (da Champions League)”, avaliou Icardi.

De fato, o PSG foi bastante prejudicado por lesões ao longo da campanha 2020/21, em um momento específico acumulando 12 jogadores no departamento médico. Icardi, ele mesmo, viu as circunstâncias físicas, técnicas e de calendário afetarem bastante seu futebol.

Em sua primeira temporada na capital francesa, o argentino havia se destacado com 20 gols em 34 partidas. Já em seu segundo ano, o atacante perdeu metade das partidas (21 de 42) por lesão, e seus números quando esteve em campo estão bem abaixo da marca anterior: sete gols em 19 jogos.

No entanto, antes de se preocupar demais com seu rendimento individual, Icardi tem como prioridade o sucesso coletivo: deixar para trás a temporada de altos e baixos e confirmar o favoritismo para a conquista da Ligue 1. Para isso, a oito partidas do fim do Campeonato Francês, o argentino aponta o caminho: manter a motivação alta e jogar cada jogo como se fosse o último.

“É óbvio que cada partida é e será complicada. Sabemos que somos uma equipe forte, com qualidades técnicas indiscutíveis, mas a motivação precisa sempre estar a 100% para ganharmos. Ter times fortes que brigam conosco pelo título é um belo desafio. Estamos aqui e lutaremos com essas equipes até o último minuto. Dependemos apenas de nós mesmos, sabemos que ganhar as partidas nos permitirá continuar como no ano passado.”

“A melhor preparação é ganhar cada jogo. Mentalmente, fisicamente, é isso que dá a confiança necessária para continuar a ganhar”, completou.

Já na próxima rodada, no retorno da data Fifa, em 3 de abril, o PSG enfrenta o Lille, que soma a mesma quantidade de pontos que o time da capital, mas com saldo de gols inferior. Um triunfo diante dos Dogues daria um impulso importante aos comandados de Mauricio Pochettino na reta final do Francês.

Mostrar mais

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador detectado

A Trivela é um site independente e que precisa das receitas dos anúncios. Considere nos apoiar em https://apoia.se/trivela para ser um dos financiadores e considere desligar o seu bloqueador. Agradecemos a compreensão.