França

Keylor Navas recebe famílias de refugiados ucranianos na sua casa em Paris

Segundo jornal espanhol Sport, cerca de 30 pessoas estão abrigadas na residência do goleiro do PSG

Em momentos de grande crise, ações humanitárias fazem toda a diferença para acolher quem mais precisa e dar esperança por dias melhores. Em 2022, a guerra entre Rússia e Ucrânia mobilizou o planeta em um pedido de paz, mas até que a situação se assente e que o fogo cesse, é preciso cuidar de quem quer fugir do confronto. Nesse contexto, o goleiro Keylor Navas tem um papel de apoio fundamental. O atleta do Paris Saint-Germain está abrigando 30 refugiados da Ucrânia em sua casa.

A família de Navas disponibilizou um espaço no cinema da residência, construindo camas e oferecendo roupas comida aos ucranianos abrigados. A atitude vem em um momento no qual ainda há grande êxodo de ucranianos para outros países. Vidas interrompidas por uma guerra que sempre cobra os maiores custos de quem nada tem a ver com ela. Vidas que, pelo menos por agora, foram recomeçadas do zero em países desconhecidos.

O apoio de transporte aos refugiados foi providenciado por uma caravana de Cracóvia a Barcelona. Muitos dos ucranianos entraram na Polônia em busca de segurança, e de lá seguiram para outros lugares da Europa. Navas, segundo o jornal espanhol Sport, se dispôs a receber o grupo de 30 pessoas por tempo indeterminado, para que eles possam se reconstruir.

A esposa de Navas, Andrea Salas, é embaixadora de uma fundação de caridade chamada Tiempos de Esperanza, que presta apoio a crianças desamparadas. Ela ajudou na organização da caravana partindo de Barcelona e divulgou pela ONG que outras famílias precisam de abrigo.

Atitudes pontuais como a de Navas servem de exemplo para toda a comunidade do futebol. Que outros atletas utilizem suas posições de destaque e boas condições financeiras para estender a mão ao povo que foi forçado a deixar a Ucrânia.

Mostrar mais

Felipe Portes

Felipe Portes é zagueiro ocasional, cruyffista irremediável e desenhista em Instagram.com/draw.portes

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo