John Textor entra na Justiça contra PSG por contratação de reforço R$ 436 milhões
Após a derrota do Lyon para o PSG, John Textor questionou formalmente a legalidade da contratação de um craque do rival

A rivalidade entre Lyon e PSG não está restrita às quatro linhas. Após a derrota dentro de campo, John Textor, dono do OL, entrou com um recurso contra os Parisienses pela contratação de um reforço por R$ 436 milhões.
Segundo o jornal “L'Equipe”, o Lyon acionou o Comitê Jurídico da Liga de Futebol Profissional da França (LFP) para questionar a legalidade do registro de Khvitcha Kvaratskhelia, comprado junto ao Napoli na última janela de transferências por 70 milhões de euros.
A gestão do empresário norte-americano argumenta que o PSG descumpriu regulamentos da competição, o que impediria a participação do atacante na derrota do OL por 3 a 2 no último domingo (23), no Groupama Stadium, pela 23ª rodada.

O georgiano de 24 anos, inclusive, deu uma das assistências para o gol de Ousmane Dembélé e foi um dos melhores da partida. Na última terça-feira (25), Textor enviou um e-mail à organização com sua reclamação formal.
O Lyon assegura que o Paris Saint-Germain utilizou um financiamento para a transferências de Kvaratskhelia que contraria as regras sobre subsídios estrangeiros. O presidente do OL também apontou a invalidade do contratado e do registro do atacante na Ligue 1 por “violarem as disposições dos regulamentos administrativos da LFP”.
John Textor usou no recurso os artigos 556 e 560 do regulamento de competição na temporada 2024/2025, que garantem a revisão do resultado de um jogo em caso de violação das regras de atletas.
Textor em pé de guerra com presidente do PSG

Essa não foi a primeira polêmica envolvendo Lyon e PSG. Antes da bola rolar, o mandatário do OL discutiu com o presidente dos Parisienses, Nasser Al-Khelaifi. Tudo aconteceu na semana passada, quando o “L'Equipe” vazou um encontro virtual entre representantes das equipes da Ligue 1.
No vídeo, datado de 14 de julho de 2024, os dirigentes de Lyon e PSG tiveram um debate ríspido durante a resolução sobre os direitos de TV da competição. Em determinado momento, Al-Khelaifi chegou a mandar Textor “calar a boca”:
— John, cala a boca, você não entende nada. Você é um caubói que veio não sei de onde e vem falar conosco.
Como resposta, o empresário norte-americano apareceu no gramado antes do duelo entre OL x Paris Saint-Germain com um chapéu de caubói, ironizando a fala do rival catari.
O PSG, por sua vez, também se opôs à participação de Thiago Almada pelo Lyon por possíveis violações que já haviam sido apontadas por Reims e Toulouse. Os clubes consideram que a inscrição do meia-atacante argentino desrespeita as regras da Ligue 1.
Almada foi emprestado pelo Botafogo em janeiro. Entretanto, a Direção Nacional de Controle e Gestão (DNCG) da LFP proibiu o OL de fazer contratações por conta da grave crise financeira que o clube atravessa.