Endrick sai do banco e ‘cede’ pênalti, mas não salva Lyon de sofrimento em quarto jogo sem vencer
Atacante brasileiro poderia ter marcado o pênalti do empate e Lyon mantém sequência sem vitórias
O Lyon empatou contra o Paris FC neste domingo (8), em casa, por 1 a 1, em partida válida pela 25ª rodada da Ligue 1. Com o resultado, a equipe de Endrick não consegue ultrapassar mesmo que momentaneamente o Olympique de Marselha para a 3ª posição do campeonato.
Endrick começou no banco, em uma tentativa do técnico Paulo Fonseca de poupar alguns jogadores principais da equipe. Abner Vinícius, outro brasileiro do Lyon, foi titular. No Paris, o zagueiro Otávio, suspenso, foi desfalque.
Endrick sai do banco, mas não é suficiente para o Lyon
O Lyon começou com um time alternativo. Paulo Fonseca decidiu focar no confronto diante do Celta de Vigo na Liga Europa e não levou o time mais forte possível para enfrentar o Paris. E sofreu.
Mesmo que o time tenha dominado a posse e criado grandes chances, não conseguiu furar o bloqueio parisiense. Só na primeira etapa, foram oito finalizações do Lyon e 0,7 gol esperado (xG) criado, mas somente um desses chutes foram no gol.

Sem Endrick, o time contou com Adam Karabec na ponta-direita e Rémi Himbert, de apenas 18 anos, como o centroavante da equipe. O segundo ainda teve um chute perigoso bloqueado, que poderia ter aberto o placar.
Levando o 0 a 0 para o intervalo, o Paris FC voltou superior ao segundo tempo. Teve mais a bola do que antes, finalizou mais vezes e criou duas grandes chances só nos minutos iniciais. Uma delas, inclusive, abriu o placar: após bela defesa Dominik Greif, Marshall Munetsi marcou no rebote com o gol aberto.
Antes mesmo do gol, que seu aos 18 minutos da segunda etapa, Paulo Fonseca começou a colocar grandes nomes no jogo. Começou com Corentin Tolisso e Roman Yaremchuk. Depois do gol, decidiu colocar Endrick.
O jovem brasileiro entrou na ponta-direita, como tem sido de costume em sua passagem no Lyon. Puxou o jogo, tentou cruzamentos dos três-quartos que não tiveram tanto sucesso e buscou finalizações mesmo de fora da área.
A entrada tardia de Endrick acabou não ajudando o Lyon a tempo. Conseguiu jogadas perigosas, mas não o suficiente para gerar grandes chances. O jogo ficou mais igualado no segundo tempo e o Paris seguia levando perigo em contra-ataques quando o Lyon se lançava à frente.
Nos acréscimos, a equipe mandante ainda teve um pênalti marcado e Endrick se aproximou da marca, mas, após conversa com Tolisso, o capitão, o cumprimentou e cedeu a cobrança. O meia então guardou a penalidade para empatar o jogo.
✨ Endrick a reçu son trophée de joueur du mois
🇧🇷 Parabéns, Endrick ! 👏🔴🔵 pic.twitter.com/OpSexflBkc
— Olympique Lyonnais (@OL) March 8, 2026
Depois de um início dos sonhos no Lyon, o camisa 9 emprestado pelo Real Madrid vê o clube viver uma sequência negativa. Com o empate, são quatro jogos seguidos sem vencer. A próxima partida da equipe será diante do Celta de Vigo, fora de casa, pelas oitavas de final da Liga Europa, na quinta-feira (12), às 17h no horário de Brasília.



