França

Ex-Fluminense e Corinthians, Douglas se destaca pelo Nantes na França

Volante brasileiro se tornou o jogador com mais desarmes na equipe e figurou entre os quatro melhores no quesito na Ligue 1

A temporada na França chegou ao fim e um brasileiro mereceu destaque fora dos grandes clubes. Um dos principais nomes do Nantes, o volante Douglas, que passou por Corinthians, Fluminense e Bahia no Brasil, se tornou um dos quatro jogadores com mais desarmes em toda a Ligue 1.

Contratado junto ao PAOK, da Grécia, o jogador de 27 anos completou sua primeira temporada pelos Canários. Os 27 jogos pela equipe já o fazem virar um dos xodós da torcida. Em um centro maior, ele aproveita o destaque.

— Estou muito feliz pelo desempenho que tive aqui nesta temporada. Meu primeiro ano na França, precisei me adaptar rapidamente e consegui desempenhar um bom papel. Acho que o trabalho no dia a dia fez com que conseguisse alcançar bons números no campeonato. Quando o Nantes demonstrou interesse no meu trabalho, fiquei muito feliz e sabia que precisaria corresponder — afirmou o volante à Trivela.

Douglas foi destaque do Nantes no Campeonato Francês - Foto: Divulgação
Douglas foi destaque do Nantes no Campeonato Francês – Foto: Divulgação

O passado com Abel Ferreira e a identificação com o PAOK

Douglas ficou por quatro anos no PAOK, um dos clubes mais tradicionais da Grécia, e acabou criando identificação. Por lá, disputou 129 jogos, marcou 12 gols e conquistou a Copa da Grécia, em 2020/21, antes de ser vendido, em 2024, para o Nantes, por 5,3 milhões de euros.

O título foi levantado pelas Águias mesmo com a saída de seu então treinador no meio da temporada. Abel Ferreira, então comandante do clube grego, deixou o país rumo ao Palmeiras para contar uma história que ainda não teve ponto final. A relação entre os dois é ótima, e ambos se reencontraram em 2021, durante preparação do Brasil para as Olimpíadas de Tóquio.

— Queria aproveitar para dar os parabéns ao PAOK pela conquista da Liga. Fiquei alguns anos no clube e tenho um carinho imenso por todos lá. Merecem esse título e muito mais — afirmou.

Nantes faz temporada ruim e reencontrará rivais em 2025

A temporada não foi das melhores para o Nantes, que brigou na parte de baixo da tabela e ficou no 14º lugar da Ligue 1. Tradicional no país, o clube é o quarto com mais títulos do Campeonato Francês, e conta com uma torcida famosa pelo fanatismo.

Ao menos, os rivais tampouco brilharam: o Rennes ficou na décima colocação, e Angers, Bordeaux e Saint-Éttiene disputaram a segunda divisão. Todos, entretanto, subiram, e 2025 será um ano repleto de dérbis para o Nantes.

— Não fizemos uma temporada da forma que queríamos, mas tenho certeza que a próxima será diferente — resumiu Douglas.

Quando chegou ao Nantes, o volante brasileiro tinha a companhia dos compatriotas Marquinhos, hoje no Fluminense, e Adson, que foi vendido ao Vasco. Ele tem contrato até 2027 com o clube francês.

Foto de Caio Blois

Caio Blois

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo