França

‘Sofri muito lá’: Dembelé faz triste desabafo sobre seus anos no Barcelona

Agora com 26 anos, Ousmane Dembelé tenta recuperar forma no PSG após sofrer com mais de 10 lesões em seis temporadas no Barcelona

Ousmane Dembelé viveu dias difíceis durante as seis temporadas em que foi jogador do Barcelona. Contratado por cerca de 105 milhões de euros para substituir Neymar, o francês não conseguiu se desenvolver como o esperado por conta das lesões que sofreu. Ao todo, o atacante se machucou 15 vezes enquanto atuou no clube blaugrana, o que o prejudicou em campo, seja no Barça seja na seleção francesa.

Em entrevista ao jornal francês Le Parisien, o jogador relembrou essa época, mas ressaltou que tudo foi um processo de aprendizado para ele, que na última temporada se tornou reforço do Paris Saint-Germain.

— Cheguei ao Barcelona com 20 anos, em um processo de aprender. É o lugar onde eu mais cresci tanto na vida pessoal como na profissional. Sofri muito ali, passei por momentos muito difíceis. E logo, pouco a pouco, com o passar dos anos, tudo foi melhorando. É a evolução lógica de um jogador jovem, que ao longo dos anos, muda bastante, e isso me ajudou. E trouxe esse cara aqui para Paris. Fazemos muito trabalho preventivo e muito treino.

Contratado por aproximadamente 50 milhões de euros, o jogador se vê cada vez mais confiante no Paris Saint-Germain, após se livrar das dores e se adaptar às novas culturas e ao estilo de jogar da equipe e do treinador Luis Enrique.

– Nunca duvidei de mim mesmo nem das minhas habilidades. Sabia que iria voltar muito bem. Alguns jogadores são excepcionais desde que chegam e outros necessitam de um pouco mais de tempo. Em Dortmund fui bem de imediato e em Barcelona foi mais pouco a pouco. Em Paris é mais ou menos assim, com menos lesões. Hoje sinto que finalmente me encontrei. Estou no caminho certo, mas quero mais, quero ser mais decisivo.

Confiança em Luis Enrique

Dembelé crê que parte dessa autoconfiança dele e do próprio elenco parisiense vem do trabalho feito por Luis Enrique. O treinador espanhol assumiu a equipe e teve de fazer grandes mudanças, já que perdeu atletas referências como Lionel Messi, Neymar e Marco Verratti.

– Conheço o Luís Enrique há muito tempo, já que ele queria que eu fosse pro Barcelona quando ainda estava no Rennes. Estou muito feliz de tê-lo como treinador. Ele faz brincadeiras e quando tem que falar sério, ele fala. Mas não é um cara fechado. Ele está perto dos jogadores, dá muitos conselhos e sempre tenta entrar nos detalhes para (nos) melhorar.

Ao lado de companheiros de seleção como Kylian Mbappé, Randal Kolo Muani e Lucas Hernández, Ousmane Dembelé vê no PSG a chance de se redimir e com 26 anos, ser o atleta que o Barcelona achou que seria quando o contratou do Borussia Dortmund.

– Espero ganhar títulos com o PSG. Por agora estamos nas cabeças de todas as competições. O objetivo é que a temporada termine o mais tarde possível, em junho, na final da Champions para podermos terminar a temporada com o maior número possível de troféus. O clube está em reconstrução. Tento dar o melhor de mim, sempre o melhor para ser decisivo.

Melhor fisicamente, Dembelé tem a confiança de Luis Enrique para ser destaque mundial novamente. Apesar de ter feito apenas um gol, o atacante deu 10 assistências e foi titular na maioria dos jogos da equipe parisiense. Seja na Ligue 1, na Copa da França, na Copa da Liga e principalmente na Champions, não faltarão oportunidades para ele ser decisivo e voltar a sua melhor forma, física e psicologicamente.

Foto de Vanderson Pimentel

Vanderson PimentelRedator de esportes

Jornalista formado em 2013, e apaixonado por futebol desde a infância. Em redações, também passou por Estadão e UOL.
Botão Voltar ao topo