De 0 a 10, quantos gols o PSG deve fazer diante do fraquíssimo US Orléans?
Pela Copa da França, novamente o PSG pega um adversário de nível baixíssimo, desta vez o US Orléans, e deixa apenas uma dúvida no ar: vai vencer por quanto?
Já se vão quatro meses (e uns quebrados) desde que o Paris Saint-Germain perdeu seu último jogo disputado em campeonatos na França. No caso, uma derrota por 3 a 2, em casa, diante do Nice, atual segundo colocado da Ligue 1, que aconteceu no campeonato em questão. No caso, a única derrota do time na competição em todos os dezoito jogos disputados até aqui, o que não apenas mostra, mas escancara a soberania parisiense quando o assunto é futebol francês.
Diante deste cenário, não é de se esperar nada menos do que uma sonora goleada no jogo deste sábado (20), pela Copa da França. Pela frente, o PSG terá o simplório US Orléans, equipe que atualmente disputa a National 1, a terceira divisão do futebol na França. Mais um adversário extremamente frágil e que, à primeira vista, terá na honra de jogar diante do milionário time de Paris sua principal motivação, já que a derrota (e por muitos gols) é quase certa.
Um jogo e nove gols: o PSG já fez a festa na Copa da França
Em sua estreia na Copa da França, no dia 7 de janeiro deste ano, o PSG encarou o praticamente amador US Revel, da quarta divisão da França, e fez o que era esperado. Com um show de Kylian Mbappé, que anotou nada menos do que cinco gols na partida, os parisienses venceram por 9 a 0 e, mesmo assim, viram a festa do adversário.
A Copa da França é uma das competições mais democráticas e carismáticas do mundo justamente por ser aberta a todas as equipes de futebol federadas do país. Assim, equipes como o Orléans e o Revel têm as oportunidades de suas vidas de aparecerem em rede nacional, jogarem em estádios modernos e luxuosos e encararem alguns dos principais jogadores do mundo — no caso de Mbappé, de certo, o principal atleta francês em muito tempo.
Assim como o Revel, que levou de 9 a 0, não estava bem na quarta divisão francesa, o Orléans também não vai nada bem no terceiro nível do futebol da França. São seis times rebaixados na competição e o Orleáns é, hoje, o primeiro time fora da zona de rebaixamento, com apenas um ponto de vantagem para o Goal FC, o que dá ainda mais indícios de que o PSG deverá ter vida (muito) fácil em busca de mais uma vitória.
Se dentro de campo está tudo bem, fora o clima no PSG é de tensão
Dentro de campo, em todas as competições, o PSG não perde desde 7 de novembro, quando foi derrotado pelo Milan na Champions League. Já está também há exato um mês sem sequer ser vazado, tendo tomado seu último gol em 20 de dezembro, quando venceu o Metz por 3 a 1 no Campeonato Francês. Mesmo assim, fora de campo, as coisas não estão nas mil maravilhas para o time comandado pelo espanhol Luis Enrique.
Tudo por conta daquele que dá todas as alegrias dentro de campo. A novela envolvendo a renovação ou a saída de Mbappé no final da temporada, quando acaba seu contrato, começou ainda em dezembro de 2023 e, é claro, afeta bastante o PSG, que basicamente teria de se remontar inteiro se perdesse sua principal peça nos últimos anos.
Mbappé não dá indícios de que vá ficar e nem de que vá sair, o que só aumenta a tortura parisiense. O Real Madrid, principal interessado, parece estar cansado de novela e ainda não fez nenhuma aproximação incisiva — e nem deve fazer antes de uma eventual eliminação do PSG na Champions League. Acontece que recentemente até mesmo a Premier League, através de um suposto interesse do Liverpool, teria virado mais um destino de Mbappé. O que mostra que a vida não é nada perfeita, que o digam os fãs do PSG, imbatível no momento dentro de campo e se desesperando fora dele.