França

Bordeaux é o melhor da França

Depois de dois vice-campeonatos nos últimos três anos, era a vez de o Bordeaux ficar no topo do futebol francês. E essa glória se realizou neste sábado, com uma vitória por 1 a 0 sobre o Caen na casa do adversário.

O jogo foi duro porque o time da casa precisava da vitória para escapar do rebaixamento. Assim, o Caen não se entregou e protagonizou um primeiro tempo equilibrado, com duas equipes nervosas e tomando muito cuidado para não sofrer um gol.

O Bordeaux se contentaria com o empate, que já lhe daria o título, mas foi ao ataque no segundo tempo. Logo aos três minutos, Gourcuff fez boa jogada pela esquerda e cruzou para o meio da área. De frente para o gol, Gouffran apenas desviou para abrir o marcador. A partir daí, os girondinos apenas administraram a vantagem diante de um adversário desesperado.

O resultado acabou com as esperanças do Olympique de Marselha. Os marselheses fizeram sua parte ao golear o Rennes por 4 a 0 (dois gols de Niang e outros dois de Koné). No entanto, dependiam de uma derrota do Bordeaux. No final, os girondinos terminaram o campeonato com 80 pontos, contra 77 do OM. Foi o sexto título francês do Bordeaux.

A terceira posição ficou com o Lyon, que perdeu a hegemonia da Ligue 1, mas manteve sua vaga na Liga dos Campeões. Os lioneses empataram por 0 a 0 com o Toulouse e foram a 71 pontos.

O empate foi bom para o Toulouse, que ficou na quarta posição (64 pontos) e assegurou uma vaga na Liga Europa. O time violeta terminou empatado em pontos com Lille (venceu Nancy por 3 a 2) e Paris Saint-Germain (empatou por 0 a 0 com o Monaco, acertando uma bola na trave nos acréscimos), mas teve melhor saldo de gols.

Na parte de baixo da tabela, o Saint-Étienne venceu o Valenciennes por 4 a 0 e assegurou sua permanência na Ligue 1. Os Verts terminaram com 40 pontos, três a mais que Caen e Nantes. O Le Havre, com 26, foi o último colocado.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo