Copa do MundoFrança

Barthez volta a ser campeão francês. Mas no automobilismo

Fabien Barthez nunca foi uma unanimidade, mas não pode ser negado como um dos maiores goleiros franceses da história. Pela seleção, o camisa 16 foi titular na conquista da Copa de 1998 e da Eurocopa de 2000, além de ter ido a três edições de cada um dos torneios e de ser o recordista de jogos sem sofrer gols no Mundial. Já por clubes, o carequinha defendeu Manchester United, Monaco e Olympique de Marseille, ajudando os marselheses a conquistarem a única taça de um clube francês na Liga dos Campeões.

Barthez também possui quatro títulos nacionais: foi duas vezes campeão da Ligue 1 e outras duas da Premier League. E agora pode adicionar mais uma honraria ao currículo, ainda que de outra modalidade. O veterano levou o Campeonato Francês de Gran Turismo. Pois é, o ex-goleiro trocou a bola pelo volante e se deu muito bem dirigindo uma Ferrari a 300 km/h. E, pela concorrência, sua conquista passa a ter ainda mais relevância: os ex-pilotos de Fórmula 1 Jacques Villeneuve e Olivier Panis estavam no grid, enquanto o mito Sébastien Loeb (nove vezes campeão mundial de rali) tinha uma equipe no torneio.

“Eu sempre fui fascinado por esportes à motor, mesmo quando ainda jogava futebol. Sempre me intrigou. Eu queria entender o que se sentia dentro de um carro. Tive que esperar o fim de minha carreira como jogador para tentar. Não é com futebol:  você pode continuar bem mesmo quando tem 35 anos, minha carreira ao aposentar”, declarou Barthez, em entrevista ao jornal Metro.

A carreira de Barthez como piloto começou em 2008, um ano depois de pendurar as luvas. E está em ascensão, já que em 2011 ele tinha conquistado uma categoria menor do Campeonato Francês de Gran Turismo. Agora, na série principal, o ex-goleiro também levantou o troféu. Seu próximo passo? As 24 Horas de Le Mans, já declarou. Graham Hill, Jochen Rindt e Mike Hawthorn são os únicos a conquistar a prestigiada competição francesa e o Mundial de Fórmula 1. A Copa do Mundo e Le Mans, porém, só Barthez poderá se gabar, caso consiga.

Quer dar uma voltinha com Barthez? Veja nesse vídeo como ele afunda o pé em sua Ferrari:

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo