Europa

Zirkzee terá a oportunidade de se desenvolver na Bélgica, emprestado por um ano ao Anderlecht

Após surgir muito bem no Bayern, Zirkzee tenta ganhar casca como profissional e jogará sob as ordens de Kompany

Quando surgiu no Bayern de Munique, Joshua Zirkzee chegou a ser reserva direto de Robert Lewandowski. Tal ascensão indicava as expectativas sobre seu talento, mas também a falta de opções no setor dentro do elenco. Apesar dos gols anotados em suas primeiras aparições, o centroavante não desabrochou totalmente na Allianz Arena. Porém, aos 20 anos, segue com o caminho aberto para se desenvolver e aprimorar suas virtudes. Após passar o último semestre emprestado ao Parma, Zirkzee arruma as malas novamente. Agora, seu destino é o Anderlecht, em empréstimo de um ano sem opção de compra.

Zirkzee impressionou em seus primeiros jogos pelo Bayern na temporada 2019/20. Afinal, o garoto anotou dois gols em suas duas primeiras aparições na Bundesliga, mesmo saindo do banco durante os minutos finais. Garantiu pontos fundamentais num momento de recuperação do time de Hansi Flick e deu sua contribuição à tríplice coroa. Apesar da explosão, ficava claro que não dava para acelerar o processo e deixar Zirkzee como reserva imediato de Lewandowski. Assim, Eric-Maxim Choupo-Moting chegou como alternativa ao ataque na temporada passada. Sem o mesmo espaço, o garoto sairia por empréstimo.

Os seis meses de Zirkzee no Parma não seriam bons, e não apenas pelo rebaixamento dos gialloblù na Serie A. O centroavante, na realidade, mal entrou em campo. Disputou apenas quatro partidas, primeiro ficando no banco de Graziano Pellè e depois sofrendo uma lesão ligamentar. Apesar do descenso, a reputação do prodígio não se manchou. Independentemente disso, ele seguiria sem a tarimba necessária para deslanchar no Bayern e os alemães procuraram mais um destino para que ele saísse por empréstimo.

Alguns clubes se interessaram pela oportunidade, incluindo o Verona. No entanto, o Anderlecht levou a melhor na disputa e contará com Zirkzee em seu ataque. O centroavante ganha um bom destino. Poderá atuar no Campeonato Belga, uma liga de menor nível de exigência e com enorme capacidade para desenvolver promessas. Além disso, desembarca num clube com seu histórico na promoção de talentos e que, além de brigar por títulos, participará da Conference League. Isso sem contar a chance de ser treinado por Vincent Kompany.

O Anderlecht faz uma janela de transferências movimentada até o momento. O clube acertou uma porção de contratações – em lista que inclui o meio-campista Kristoffer Olsson, o ponta Benito Raman, o meia Lior Refaelov e o zagueiro Wesley Hoedt. Em teoria, Zirkzee vem para ser titular dos violetas, apesar da presença do sueco Isaac Kiese Thelin no grupo. O holandês viverá uma temporada importante em sua carreira, na qual o bom desempenho na Bélgica poderá convencer o Bayern a confiar mais em seu potencial dentro do elenco.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo