Europa

[Vídeo] A união das torcidas turcas contra o autoritarismo do governo virou filme

Poucas torcidas no mundo são tão fanáticas quanto às de Istambul. Paixão que cria uma atmosfera incrível nos estádios da capital e que resulta também em rivalidades ferrenhas, com inúmeros episódios de violência protagonizados pelo trio de ferro. Mas se a inimizade impera entre os grandes clubes turcos no âmbito esportivo, eles já se uniram, em um dos episódios mais singulares do país. O Istambul United, surgido justamente para combater a opressão do governo durante os protestos na Praça Taksim, em 2013.

EM 2013: Istambul United: o simbolismo do futebol na crise da Turquia

Ultras de Besiktas, Fenerbahçe e Galatasaray para enfrentar a repressão policial em Istambul, depois que o governo de Recep Erdogan ordenou o fechamento do Parque Gezi e abusou da violência para silenciar os seus opositores. A tática de guerra dos ultras seguia a mesma, mas desta vez para combater o autoritarismo do presidente e lutar por mais democracia. De certa maneira, o envolvimento dos torcedores acabou diminuindo a liberdade dentro dos próprios estádios, com a criação de sistemas de segurança mais rigorosos. As brigas de 2013 repercutem dois anos depois, com estádios esvaziados em contraposição à decisão do governo.

A história do Istambul United virou tema de documentário. E a excelente produção tem o seu trailer disponível no Youtube. Um vídeo que mostra tanto a paixão quanto o espírito de luta dos torcedores. A produção completa também está à venda no iTunes.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo