Europa

Varane aponta diferença entre Manchester United e Real Madrid: ‘Peso enorme’

O ex-jogador, aposentado desde 2024, teve passagens vitoriosas pelos dois gigantes europeus

O ex-zagueiro Raphael Varane revelou as principais diferenças entre dois gigantes europeus pelos quais passou na carreira: Manchester United e Real Madrid, em entrevista ao portal britânico “The Athletic”.

— No Madrid, você pode ver que há anos há uma estrutura. Um jogador é contratado, alguns saem, mas sempre há uma base sólida. Quando você contrata jogadores jovens e talentosos, eles têm que aprender antes de poderem jogar. Isso lhes dá tempo para se desenvolver. Quando cheguei, aos 18 anos, não tinha responsabilidades no vestiário. Eu estava lá apenas para aprender.

“No United, eles podem recrutar um jogador jovem muito caro e colocá-lo para jogar imediatamente, com todas as responsabilidades em uma liga extremamente difícil. Ele tem um peso enorme sobre os ombros imediatamente”, completou.

Varane passou 10 anos no Real Madrid e deixou o seu nome marcado na história do clube, com 17 gols e sete assistências em 360 jogos, além de 18 títulos, incluindo:

  • Campeonato Espanhol: 2011/12, 2016/17 e 2019/20
  • Supercopa da Espanha: 2012, 2017 e 2019–20
  • Copa do Rei: 2013/14
  • Champions League: 2013/14, 2015/16, 2016/17 e 2017/18
  • Supercopa da Uefa: 2014, 2016 e 2017
  • Mundial de Clubes da Fifa: 2014, 2016, 2017 e 2018

Já no Manchester United, Varane teve uma passagem mais comedida. Foram apenas dois gols e uma assistência em 95 jogos, além dos títulos de Copa da Liga Inglesa de 2022/23 e Copa da Inglaterra de 2023/24.

Desentendimento entre Varane e Ten Hag no Manchester United

Varane Ten Hag Manchester United
Raphael Varane e Erik ten Hag juntos no Manchester United (Foto: Imago)

No final da passagem de Varane pelo Manchester United, o zagueiro não era titular do time comandado pelo técnico Erik ten Hag. O ex-jogador contou que o treinador o “abandonou” sem dar explicações.

— Tivemos uma discussão robusta. Contamos algumas verdades um ao outro, então fiquei quase dois meses sem jogar. Eu disse que não concordava com certas maneiras de fazer as coisas em relação ao relacionamento entre ele e o time. Não foi algo que eu achei que fosse bom para o time porque alguns jogadores não estavam nem um pouco satisfeitos. Não foi bom em termos de relacionamento com o treinador. Ele disse “OK, eu ouvi o que você disse” e depois disso eu não joguei — contou Varane.

Segundo Varane, o desgaste de Ten Hag era com todo o elenco do Manchester United ao final da temporada passada. Mesmo com o título de Copa da Inglaterra sobre o rival City, o ex-zagueiro se mostrou surpreso que o técnico holandês tenha sido mantido no cargo. “Fiquei surpreso que ele tenha ficado. A conexão com o time não existia mais“, afirmou.

Ten Hag acabou sendo demitido em 28 de outubro do ano passado, após uma sequência de apenas uma vitória em oito jogos.

Foto de Romulo Giacomin

Romulo GiacominRedator de esportes

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo, Estado de Minas e Premier League Brasil. Atualmente, escreve para a Trivela.
Botão Voltar ao topo