Champions LeagueConference LeagueEuropaLiga Europa

Um mapa interativo com todas as nações que já tiveram clubes na fase de grupos das copas europeias

Elaboramos um mapa relacionando as 46 federações que já tiveram representantes na Champions, na Liga Europa ou na Conference

A temporada europeia garantirá histórias inéditas para Liechtenstein, Lituânia e Kosovo. Pela primeira vez, as três nações estarão representadas na fase de grupos das competições da Uefa. A Conference League oferece uma abertura maior a surpresas, algo que já tinha sido notado com as estreias de Estônia, Gibraltar e Armênia na primeira edição. Cada vez mais o mapa da Europa se preenche com federações que participaram do “banquete principal” das copas continentais. Dos 55 filiados, apenas nove nunca tiveram um representante em fases de grupos: Gales, Irlanda do Norte, San Marino, Andorra, Bósnia, Montenegro, Islândia, Ilhas Faroe e Malta. Uma espera que não deve demorar, considerando que três delas bateram na trave nesta Conference.

Para ilustrar essa história, elaboramos um mapa com todas as 46 federações da Uefa que já tiveram clubes nas fases de grupos continentais. Países que jogaram a Champions estão em uma cor, aqueles que no máximo disputaram a Liga Europa em outra e os estreantes da Conference em mais uma. A lista leva em conta o formato adotado na Champions a partir de 1993/94, enquanto a Copa da Uefa é relacionada a partir da criação dos grupos em 2004/05. Estão citados os clubes que participaram dos torneios por cada federação e também o número de aparições deles em cada certame.

Aproxime o zoom para ajudar na visualização do mapa. O menu à esquerda auxilia e traz as informações sobre os clubes. Alguns marcadores podem estar sobrepostos.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo