Champions LeagueEuropa

Rodada da LC vem com disputa acirrada por últimas vagas

Embora muita coisa já tenha sido definida há duas semanas, a última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões ainda guarda suas emoções, e muitos times jogarão sua vida para se manter na competição europeia. O grupo que apresenta a disputa mais aberta é o F, em que Arsenal, Napoli e Borussia Dortmund têm chances de se classificar. Em outras chaves, restam apenas uma vaga, enquanto em outras a disputa é pelo primeiro lugar.

No grupo liderado pelo Real Madrid, Galatasaray e Juventus fazem confronto direto pela segunda posição, enquanto Milan e Ajax vivem situação parecida no Grupo F, que tem como líder o Barcelona. No Old Trafford, Manchester United e Shakhtar Donetsk jogam pela liderança do Grupo A, e só a vitória interessa aos ucranianos. Confira isso tudo e um pouco mais em nosso roteiro para a sexta e última rodada da Champions.

O jogão

Napoli x Arsenal
Quarta-feira, 17h45 (Sports+)

O grupo da morte da Liga dos Campeões fez jus ao nome que recebeu e proporcionou uma disputa ótima de se assistir entre Napoli, Arsenal e Borussia Dortmund nas cinco partidas até aqui. O momento derradeiro para os três chegou, e italianos e ingleses protagonizam a partida mais importante da rodada. Com 12 pontos, os Gunners precisam de apenas um empate para se garantirem nas oitavas de final; os comandados de Rafa Benítez, por sua vez, precisam de uma vitória com bom saldo e de um improvável tropeço do Dortmund, já que têm nove pontos e vantagem no confronto direto, o primeiro critério de desempate. Sem Marek Hamsik e Juan Zúñiga, a missão dos italianos será mais difícil, mas a força do San Paolo e a boa fase de Gonzalo Higuaín dão esperança ao torcedor.

O clássico europeu

Milan x Ajax
Quarta-feira, 17h45 (ESPN e Band)

Netherlands Soccer Champions League

Milan e Ajax, em momentos distintos, já dominaram o futebol europeu, e atualmente, sem tanto destaque, farão um dos clássicos desta última rodada da fase grupos da Champions. Ambas as equipes ainda têm chances de ir às oitavas, então a partida tem tudo para ser eletrizante. O Barcelona lidera a chave com dez pontos e enfrentará o fraco Celtic, no Camp Nou, nesta última rodada, o que praticamente já garante os catalães na próxima fase. Na segunda colocação, o rossonero precisa de apenas um empate diante dos holandeses para ficar com a segunda vaga, já que está um ponto à frente do time comandado por Frank de Boer. Para o Ajax, apenas a vitória interessa, e embalado pelo triunfo por 4 a 0 sobre o NAC Breda na última rodada da Eredivisie, com grande atuação do jovem Davy Klaassen, autor de três gols, o clube de Amsterdã confia que possa conseguir o resultado de que precisa.

Fique de olho também

Olympique de Marseille x Borussia Dortmund
Quarta-feira, 17h45

Com cinco jogos e cinco derrotas, é difícil imaginar o Olympique de Marseille complicando a vida do Borussia Dortmund a ponto de provocar a eliminação precoce dos alemães. Ainda assim, não custa nada sonhar, afinal os franceses devem ao seu torcedor pelo menos uma despedida digna. Além disso, o Borussia Dortmund seguirá com toda sua defesa desfalcada, o que pode ajudar André Ayew, Mathieu Valbuena e companhia a furar o bloqueio e balançar as redes de Roman Weidenfeller. Porém, o Dortmund sabe que não pode desperdiçar a chance de disputar o título da Liga dos Campeões, especialmente após a derrota para o Bayer Leverkusen no final de semana, que deixou o time a 10 pontos do líder Bayern Munique. Após uma temporada como finalista do torneio europeu, parar ainda na fase de grupos seria vergonhoso para os aurinegros. E a eliminação precoce em 2011/12, contra os mesmos marselheses, já serviu de ensinamento.

Galatasaray x Juventus
Terça-feira, 17h45 (ESPN Brasil e Esporte Interativo)

Decisão não é uma exclusividade do Grupo F nesta última rodada. O Grupo B, liderado pelo já classificado Real Madrid, terá o jogão entre Galatasaray e Juventus para definir a vaga restante às oitavas. A Velha Senhora está um passo à frente, já que soma seis pontos, enquanto os turcos têm quatro. No entanto, o equilíbrio entre as duas equipes no jogo da segunda rodada, quando empataram em 2 a 2 na Itália, mostra que qualquer resultado nesta terça é possível. E jogando na Arena Türk Telekom, com Didier Drogba e Wesley Sneijder à disposição, seria definitivamente leviano descartar o Cim Bom.

Olympiacos x Anderlecht
Terça-feira, 17h45

O Olympiacos está em situação de certa forma confortável para conseguir a classificação às oitavas de final, mas precisará fazer sua parte diante do Anderlecht para não correr grandes riscos. Empatado com o Benfica, com sete pontos, o time grego é o atual segundo colocado, por ter vencido o clube português em casa, após empate em Portugal. Como a missão do Benfica é de vencer o Paris Saint-Germain e torcer por um tropeço dos gregos, o Olympiacos precisa de apenas uma vitória simples para não correr riscos de ficar de fora da próxima fase. Jogando em casa contra o Anderlecht, que perdeu quatro de suas cinco partidas, a equipe é a grande favorita a ficar com a segunda fase do Grupo C.

Schalke 04 x Basel
Quarta-feira, 17h45

Ao lado de Napoli x Arsenal, o principal confronto direto da rodada final da Champions. O Basel depende apenas de um empate em Gelsenkirchen e vem credenciado pelas duas vitórias sobre o Chelsea, já classificado. No entanto, os suíços fizeram feio quando receberam o Schalke no St. Jakob Park, derrotados por 1 a 0. Para não ter erro, o time de Murat Yakin apostará na eficiência dos contra-ataques, puxados por Mohamed Salah. E espera que a má fase dos Azuis Reais na Bundesliga, na sexta colocação depois da derrota para o Borussia Mönchengladbach, perdure também no torneio continental – ainda que só isso não baste para conter Julian Draxler, Max Meyer e os outros prodígios alemães.

O cara

Franck Ribéry
Bayern Munique x Manchester City
Terça-feira, 17h45 (ESPN)

Ribéry

Nesta segunda-feira, Franck Ribéry foi confirmado como um dos candidatos finais à Bola de Ouro, ao lado dos sempre presentes Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. O ano do francês foi especial, e a série de conquistas com o Bayern Munique não o deixaram satisfeito, apenas fizeram-no querer manter o nível para concorrer ao prêmio de melhor do mundo. Até agora, o jogador tem conseguido repetir grandes atuações atrás de grandes atuações, como contra o Werder Bremen neste final de semana, e um jogo contra o Manchester City, valendo a primeira colocação da chave, certamente é um incentivo a mais para Ribéry brilhar.

O reencontro

Kobenhavn x Real Madrid
Terça-feira, 17h45 (Sports+)

Em sua curta trajetória na Liga dos Campeões – quatro participações -, o Kobenhavn foi derrotado apenas uma vez em casa, em um total de nove jogos. O revés aconteceu em fevereiro de 2011, diante do Chelsea, então treinado por Carlo Ancelotti. Mais de dois anos depois, o treinador reencontra a torcida dinamarquesa na rodada de fechamento da fase de grupos da competição continental, agora no comando do Real Madrid. Considerando que o clube espanhol já tem a liderança da chave garantida e que tanto Galatasaray quanto Juventus fracassaram ao tentar superar os dinamarqueses no Estádio Parken, não seria surpresa alguma se Ancelotti não conseguisse repetir o feito. De qualquer forma, os espanhóis são favoritos no duelo.

O brasileiro

Douglas Costa
Manchester United x Shakhtar Donetsk
Terça-feira, 17h45

Douglas Costa

Na segunda rodada da fase de grupos, o Shakhtar Donetsk recebeu o Manchester United na Donbass Arena, foi muito superior aos ingleses, mas apenas empatou em 1 a 1. Três pontos atrás dos Red Devils, os ucranianos precisam de uma vitória simples em Old Trafford para se classificar como primeiros da chave, e o retrospecto recente do clube de David Moyes mostra que não é um resultado nada improvável. As duas últimas partidas do United em seu estádio terminaram com derrota dos anfitriões – contra Everton e Newcastle, pela Premier League. Diante de tal panorama, diversos brasileiros do Shakhtar podem ser os heróis do triunfo, já que maioria joga no setor ofensivo, e Douglas Costa é um dos principais deles. O meia foi o grande nome da goleada por 4 a 0 sobre a Real Sociedad na última rodada, marcando dois gols e dando uma assistência; portanto, representa perigo real ao Manchester United e suas pretensões de terminar em primeiro em seu grupo da Liga dos Campeões para compensar a péssima campanha no Campeonato Inglês.

Passe longe

Viktoria Plzen x CSKA Moscou
Terça-feira, 17h45

O confronto entre Viktoria Plzen e CSKA Moscou é, de longe, o menos atrativo da rodada derradeira da fase de grupos da Liga dos Campeões. Enquanto o clube tcheco perdeu todas suas partidas, os russos foram derrotados quatro vezes, conseguindo sua única vitória justamente contra o Viktoria. Bayern Munique e Manchester City passearam no Grupo D, como era esperado, e os outros dois times chegam a esse jogo lutando apenas por uma vaga na Liga Europa, que dificilmente sairá das mãos dos moscovitas, tendo em vista a fragilidade do time de Pilsen.

Foto de Leo Escudeiro

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).
Botão Voltar ao topo