Europa

Uefa pune também clubes e seleções de Belarus, que não poderão atuar no território nacional

Por conta do apoio de Belarus à Rússia, seguindo orientação do COI, a Uefa anunciou as sanções aos times belarussos

A Uefa anunciou nesta quinta-feira mais uma punição às suas federações filiadas, desta vez contra Belarus. Os clubes do país e também as seleções não poderão mais atuar em território belarusso. O mando de campo em locais neutros será mandatório. Além disso, torcedores não serão permitidos nesses encontros. Tais medidas só poderão ter efeito prático nas competições europeias dentro de algumas semanas. Ainda assim, elas integram o pacote de punições a Belarus por apoiar a Rússia na invasão da Ucrânia.

A Uefa já tinha suspendido clubes e seleções da Rússia em suas competições. O Comitê Olímpico Internacional havia feito recomendações similares em relação às equipes representativas de Belarus. A Uefa, então, resolveu agir em conformidade. A punição atual, no entanto, não prevê que os times belarussos sejam impedidos de atuar sob a sua bandeira ou qualquer outro tipo de restrição a símbolos nacionais.

“O Comitê Executivo da Uefa irá convocar novas reuniões extraordinárias, em base regular sempre que necessário, para reavaliar a situação legal e factual à medida que isso evoluir e adoptar novas decisões conforme for necessário”, conclui o comunicado da Uefa.

Belarus não possui mais nenhuma equipe nas fases finais das copas europeias, assim como sua seleção não disputará vaga na Copa do Mundo. Em nível adulto, tal aplicação só deve ocorrer na Liga das Nações e nas preliminares das copas europeias de clubes a partir de junho, se a situação conflituosa permanecer até lá.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo