Europa

Uefa encerra proibições e torcidas visitantes poderão novamente frequentar os estádios nas copas europeias

Uefa anunciou algumas mudanças em seus protocolos, que também dão benefícios a jogadores vacinados

A Uefa anunciou nesta segunda-feira que as torcidas visitantes estão liberadas novamente para as competições continentais de clubes. Apesar da reabertura dos estádios desde a última temporada, a entidade europeia ainda proibia que os setores visitantes fossem ocupados – numa tentativa de frear o trânsito de torcedores entre os países. Contudo, o Comitê Executivo cancelou a proibição e deixou a responsabilidade da decisão com os países organizadores de cada duelo, avaliando se serão admitidos ou não os viajantes, conforme as restrições sanitárias.

“No que diz respeito aos princípios médicos, as mudanças são resultado das campanhas de vacinação em curso ao redor da Europa e da adesão de muitos países em permitir que indivíduos vacinados ou recuperados circulem além das fronteiras e compareçam a eventos públicos sem testagem. Sobre os princípios operacionais, as mudanças aprovadas foram propostas seguindo as experiências adquiridas em mais de 2 mil partidas de competições da Uefa disputadas com sucesso”, afirmou a Uefa.

A Uefa realizou ainda outras atualizações importantes de seu protocolo. A partir de agora, jogadores e outros membros dos clubes que estiverem completamente vacinados ou recuperados da doença não precisarão mais apresentar testes negativos nas zonas dos estádios. Os clubes, ainda assim, seguem com a responsabilidade de verificar as regras de cada país durante suas viagens. Isso inclui conferir se determinado tipo de vacina é aceito pelas autoridades sanitárias locais.

Outra medida anunciada pela Uefa é o fim do distanciamento em áreas de trabalho dentro dos estádios. Com isso, um número maior de profissionais da imprensa será permitido nos jogos. Porém, as operações nos estádios também continuam sujeitas a limitações e regras impostas pelas autoridades sanitárias de cada país.

Tais medidas serão adotadas já na retomada das competições europeias na próxima semana. A fase de grupos da Champions League começará em 14 de setembro. Já no dia 16, acontece o início da fase de grupos na Liga Europa e na Conference League.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo