Champions LeagueEuropaLiga das NaçõesLiga Europa

Uefa confirma limite de cinco substituições em partidas de suas competições de clubes e seleções

Em comunicado publicado em seu site oficial nesta quinta-feira (24), a Uefa confirmou a decisão de permitir a utilização de até cinco substitutos por jogo em partidas de suas competições, seja de seleções ou de clubes.

[foo_related_posts]

Como se sabe, desde o retorno do futebol após a paralisação causada pela pandemia do Coronavírus, a Fifa sugeriu, e a IFAB permitiu, que as equipes pudessem fazer até cinco alterações em uma só partida (ao longo de, no máximo, três pausas no jogo), de forma a mitigar os efeitos físicos de calendários extenuantes consequentes da parada.

A decisão da Uefa significa que partidas de Liga das Nações, Eliminatórias para a Eurocopa, Eliminatórias para a Euro Feminina, Champions League, Liga Europa e Champions League Feminina poderão ter até cinco substituições.

A emenda à regra das substituições não é uma imposição, mas, sim, uma possibilidade, cabendo às competições determinarem se ela seria adotada ou não. Para a reta final da temporada passada, todas as grandes ligas europeias aprovaram a alteração. Nesta nova temporada, no entanto, a Premier League decidiu voltar para as três substituições.

Em outro anúncio presente no mesmo comunicado, a Uefa, por meio de seu comitê executivo e em acordo com a Associação de Clubes Europeus e a associação de ligas europeias, determinou que as datas Fifa de março e setembro de 2021 terão três jornadas cada, ou seja, uma partida a mais para cada seleção.

A decisão foi tomada para recuperar datas perdidas devido ao cancelamento dos jogos de março deste ano e do adiamento da Euro 2020 para 2021. A mesma permissão havia sido dada em junho deste ano, em referência às datas Fifa de outubro e novembro de 2020.

O calendário Fifa da Uefa a partir de 2021, portanto, ficou assim:

22 a 31 de março de 2021: três datas

31 de maio a 8 de junho de 2021: Amistosos de preparação para a Eurocopa

30 de agosto a 8 de setembro de 2021: três datas

4 a 12 de outubro de 2021: duas datas

8 a 16 de novembro de 2021: duas datas

21 a 29 de março de 2022: duas datas para playoffs das Eliminatórias da Euro

Foto de Leo Escudeiro

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo