Eliminatórias da CopaEliminatórias da EurocopaEuropaLiga das Nações
Tendência


Uefa anuncia mudanças na Liga das Nações e nas suas Eliminatórias para depois da Euro 2024

Haverá quartas de final e playoffs de rebaixamento na Liga das Nações e as eliminatórias terão grupos menores

A Uefa introduzirá uma fase de quartas de final e playoffs do rebaixamento na Liga das Nações e decidiu reformular a sua estrutura de eliminatórias, tanto para o Campeonato Europeu quanto para a Copa do Mundo. Elas passarão a ter grupos de quatro ou cinco times em vez de cinco ou seis como atualmente. As mudanças valerão a partir da Eurocopa de 2024, na Alemanha.

A entidade disse que não haverá um aumento de datas no calendário de seleções. Se a Liga das Nações ganhou mais dois jogos, as Eliminatórias ficaram menores com a redução dos grupos.

Os líderes e segundos colocados da primeira divisão da Liga das Nações disputarão jogos de ida e volta de quartas de final em março, “criando continuidade entre a fase de grupos terminando em novembro e as finais jogadas em junho”. Os vencedores farão o Final Four – semifinal e decisão – em junho, como já acontece nas edições atuais.

Agora, os terceiros colocados das Ligas A e B disputarão playoffs do rebaixamento, na mesma janela de datas, contra os segundos colocados das Ligas B e C, respectivamente, também em jogos de ida e volta. As seleções que não estão envolvidas nessas disputas começarão mais cedo os seus compromissos classificatórios.

O novo formato terá 12 grupos com quatro ou cinco times. Os primeiros colocados se classificarão automaticamente para a Copa do Mundo – que no formato expandido dará 16 vagas à Europa – ou para a Eurocopa. Os vice-líderes podem ganhar vaga automaticamente ou chegar à repescagem, que no caso da Euro envolverá times da Liga das Nações de alguma maneira.

As equipes em grupos com cinco integrantes começarão as campanhas eliminatórias em março ou junho, dependendo de estarem ou não envolvidas nas quartas de final ou nos playoffs de rebaixamento da Liga das Nações. Os grupos com quatro começarão em setembro.

A Uefa disse que nenhuma proposta foi apresentada para o formato da Eurocopa, que continuará sendo disputada com 24 times. A final da Supercopa da Europa de 2023 estava prevista para Kazan, na Rússia, suspensa do futebol europeu por causa da guerra com a Ucrânia. Logo, ela foi transferida para Atenas, na Grécia.

Foto de Bruno Bonsanti

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.
Botão Voltar ao topo