Europa

Torcida manteve clube finlandês vivo e agora vai retomar antigo nome

Quando o Tampere United fechou as portas, depois de acusações de lavagem de dinheiro em 2011, os seus torcedores não se conformaram. O tricampeão finlandês não poderia simplesmente desaparecer. Um grupo de fãs chamado TamU-K assumiu a operação do futebol e manteve as cores do clube vivas. Agora, cinco anos depois, tudo vai voltar a ser como era antes.

LEIA MAIS: A permanência de Reus pode não ser eterna, mas prova que ele se importa com o clube de coração

Bom, quase tudo. Há quatro anos, o Tampere United estava na primeira divisão do futebol finlandês e, na melhor das hipóteses, vai voltar no quarto nível do futebol nacional. Neste momento, o TamU-K participa do quinto, chamado Nelonen. Para temporada 2016, o K será abandonado e o clube retoma o seu antigo nome, com uma nova diretoria eleita. Alguns membros vão continuar no comando.

Detalhes da operação ainda serão divulgados, mas é certo que o Tampere United continuará a ser um clube tocado pelos torcedores e as decisões serão tomadas por eles. “A história de sucesso do clube não pode ser enterrada com os problemas da empresa que o administrou cinco anos atrás”, disse o presidente honorário Jyrki Laiho.

Fundado em 1998, o Tampere United foi campeão logo na sua terceira temporada. Conquistou também os títulos de 2006 e 2007. Chegou a participar das fases preliminares da Liga dos Campeões nessa época. Agora, renovado, tenta deixar a história das polêmicas para traz e construir uma nova história. Graças aos seus torcedores.

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador detectado

A Trivela é um site independente e que precisa das receitas dos anúncios. Considere nos apoiar em https://apoia.se/trivela para ser um dos financiadores e considere desligar o seu bloqueador. Agradecemos a compreensão.