O preço alto de ingressos costuma ser alvo de protestos no futebol do mundo inteiro. Na Suíça, os torcedores do Basel ficaram insatisfeitos quando foram anunciados os preços da final da . As organizadas do clube decidiram fazer um protesto bastante criativo. Convocaram os torcedores a não comprarem os ingressos pelos preços estabelecidos pela Federação Suíça e estão vendendo por conta própria, a preços muito menores.

O Basel se classificou para a final da Copa da Suíça com uma vitória por 3 a 1 sobre o Zurich. A final será no dia 19 de maio, contra o Thun, em Berna. Só que a contra os ingressos caros já tinha começado nas semifinais. Representantes das torcidas dos quatro times, Luzern, Thun, Zurich e Basel pediram que os ingressos fossem reduzidos. O preço inicial é de 50 francos suíços (cerca de € 44 ou R$ 192) e vão até 120 francos suíços (€ 105 ou R$ 462).

“Nós não iremos comprar nenhum ingresso, nós venderemos nossos próprios ingressos. Além disso, nós convocamos os torcedores do Basel para chegar individualmente e boicotar os trens extras”, afirmou a torcida Muttenzerkurve, em seu site. O ingresso é vinculado a uma passagem de trem, por isso o pedido para não comprarem e irem de outra forma ao estádio. Os ingressos vendidos pela torcida vão de 25 (€ 22 ou R$ 96) francos até 40 francos (€ 35 ou R$ 154).

A ideia dos torcedores é marcharem, juntos, do centro de Berna até a porta do estádio. Assim, oferecerão o dinheiro arrecadado com os ingressos vendidos pela torcida em troca de poder permitir a entrada dos jogadores. Os torcedores fazem uma campanha intitulada “Futebol para todos”, que luta por ingressos mais nos estádios suíços. Os torcedores estão otimistas que a federação aceitará a proposta.

Para isso, a torcida pede que os torcedores resistam à tentação de comprar os ingressos pelos preços estabelecidos pela federação. Os torcedores pedem organização para que possam pressionar e permitir um preço menor para os torcedores verem a final.

Eis uma forma realmente criativa de tentar protestar. É um risco, mas também exige um enorme grau de comprometimento entre os torcedores. É uma forma curiosa de se fazer ser ouvido. Veremos os resultados dessa ação.