Europa

Técnico da Romênia de 1994 se aposenta aos 57 anos

O técnico Anghel Iordanescu, que dirigiu a seleção romena na Copa do Mundo de 1994, anunciou nesta terça-feira sua aposentadoria, aos 57 anos. Considerado o maior técnico da história da Romênia, Iordanescu levou a equipe nacional às quartas-de-final do Mundial dos Estados Unidos. A Romênia derrotou a Argentina por 3 a 2, nas oitavas, em um dos melhores jogos do torneio.

Como jogador, Iordanescu defendeu a seleção em 64 partidas. Ele foi campeão europeu pelo Steaua Bucareste em 1986, quando já acumulava a função de assistente técnico. Na temporada seguinte, assumiu como treinador da equipe, substituindo Emerich Jenei, e levou o Steaua ao título da Supercopa Européia contra o Dynamo Kiev.

Depois da Copa de 1994, Iordanescu ainda levou a Romênia à Eurocopa de 1996 e ao Mundial de 1998. Em seguida, saiu para dirigir a seleção da Grécia, mas deixou o cargo no ano seguinte. Desde então, fez sucesso em times do Oriente Médio: foi campeão da Liga dos Campeões da Ásia com os sauditas Al-Hilal, em 2000, e Al-Ittihad, em 2005.

Neste intervalo, Iordanescu teve uma segunda passagem pela seleção romena, mas não conseguiu a classificação para a Eurocopa de 2004 e foi demitido no início das eliminatórias da Copa do Mundo de 2006.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo