Europa

Tchau, Europa!

Despedir-se da Liga dos Campeões e da Liga Europa é sempre doloroso para a equipe que foi eliminada. Dos times da Escócia, Irlanda, Irlanda do Norte e de País de Gales que jogaram na segunda fase preliminar, somente duas conseguiram se classificar: Shamrock Rovers e St Patrick's. Atual campeão irlandês, o Shamrock Rovers avançou para a terceira fase da Liga dos Campeões, ao empatar em 0 a 0 na última terça-feira com o Flora Tallinn, da Estônia, e ao vencer por 1 a 0 no jogo de ida.

Mas, se é verdade que a equipe ainda está na briga para se classificar para os play-offs, é verdade também que o Shamrock Rovers não terá um adversário fácil e que a probabilidade dos irlandeses serem eliminados é grande. Na terceira fase qualificatória, a equipe de Dublin enfrentará o Kobenhavn, que na temporada passada, conseguiu o feito de se tornar a primeira equipe da Dinamarca a se classificar para as oitavas de final. Relembrando, que os escandinavos ficaram no grupo de Barcelona, Panathinaikos e Rubin Kazan. Shamrock Rovers e Kobenhavn se enfrentam no dia 27 de julho e 2 de agosto.

O St Patrick's, por sua vez, conseguiu reverter a derrota por 2 a 1 e ganhou por 2 a 0 em Dublin nesta quinta-feira, em confronto válido pela Liga Europa. Na próxima fase, os irlandeses enfrentam o Karpaty Lviv, da Ucrânia, nos dias 28 de julho e 4 de agosto. Também deverão ter desclassificados.

As outras equipes britânicas não conseguiram o mesmo feito de Shamrock Rovers e St Patrick's e se despediram do sonho de disputar a LC ou a LE. O Linfield, da Irlanda do Norte, perdeu por 2 a 0 na terça-feira para o BATE Borisov, de Belarus, e empatou em 1 a 1 no jogo de ida. Com 3 a 1 no placar agregado, os norte-irlandeses foram eliminados na segunda fase eliminatória da Liga dos Campeões. Os compatriotas Crusaders e Glentoran também perderam os seus confrontos e deixaram a Liga Europa. O Crusaders teve o azar de ter o Fulham como adversário e foi goleados por 4 a 0 nesta quinta-feira, sendo que eles já tinham perdido por 3 a 1 no primeiro confronto. Já o Glentoram foram despachados por Vorskla. Os ucranianos ganharam primeiro por 2 a 0 e depois por 3 a 0.

O Dundee United, da Escócia, tentou lutar contra o prejuízo de ter perdido por 1 a 0 para o Slask Worclaw, da Polônia. Os escoceses ganharam por 3 a 2 em casa, mas o critério gols fora de casa colocaram os britânicos fora da terceira fase qualificatória da Liga Europa.

O galês Llanelli, que tinha vencido o Dinamo Tbilisi (Geórgia) no jogo de ida por 2 a 1, tomou uma virada e perdeu por 5 a 0 pela LE. Outra equipe galesa que foi eliminada da competição foi o The New Saints, com 8 a 3 no placar agregado, depois de ter sido derrotado por 5 a 2 pelo Midtjyland, da Dinamarca, na partida de volta. Na Irlanda, o Bohemians recebeu o Olimpija Ljubljana, da Eslováquia, e empatou em 1 a 1 nesta quinta-feira, depois de perder por 2 a 0 no primeiro jogo.

Das derrotas, a mais impressionante foram os 10 a 0 do HJK Helsinque, da Finlândia, sobre o campeão galês, Bangor City, na última terça-feira, pela Liga dos Campeões. Em sua primeira participação em alguma fase da LC, os britânicos foram eliminados com um placar agregado de 13 a 0. O Bangor City fez história, já que foi a pior derrota em um jogo da Liga dos Campeões desde que a competição passou a se chamar assim na temporada 1992/93. No total, somente em nove jogos (contando com o jogo entre Bangor City e HJK Helsinque) uma equipe perdeu por uma diferença de dez gols. Abaixo, as maiores goleadas na Liga dos Campeões/Copa dos Campeões:

1979/80: Ajax-HOL 10×0 Omonia-CHP (jogo de ida da segunda rodada)
1973/74: Dinamo Bucuresti-ROM 11×0 Crusaders-IRN (jogo de volta da primeria rodada)
1956/57: Manchester United-ING 10×0 Anderlecht-BEL (jogo de ida das preliminares)
1962/63: Ipswich Town-ING 10×0 Floriana-MLT (jogo de volta da primeira fase)
1965/66: Benfica-POR 10×0 CS Stade Dudelange-LUX (jogo de volta da primeira rodada)
1969/70: KR Reykjavík-ISL 12×2 Feyenoord-HOL (jogo de ida da primeira rodada)
1969/70: Leeds United-ING 10×0 FK Lyn-NOR (jogo de ida da primeira rodada)
1970/71: VfL Borussia Mönchengladbach-ALE 10×0 Enosis Pezoporikou Amol-CHP (jogo de volta da primeira rodada)

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo