Sven-Göran Eriksson: o adeus do treinador que desejou o sorriso de todos a sua volta
Mundo do futebol lamenta morte de um dos treinadores mais emblemáticos da história aos 76 anos
Morreu nesta segunda-feira (26), o ex-treinador da seleção da Inglaterra, o sueco Sven-Göran Eriksson aos 76 anos.
Sofrendo com um câncer no pâncreas, o treinador revelou em janeiro deste ano que recebeu no máximo “um ano de expectativa de vida” após o diagnóstico do terminal câncer no pâncreas.
Torcedor declarado do Liverpool, o sueco recebeu a chance de realizar o sonho de treinar seu time do coração em março deste ano, em um amistoso beneficente, após um convite de Jürgen Klopp que emocionou a todos.
Assim que entrou no gramado de Anfield Road, se emocionou ao ser ovacionado pela torcida. Do banco, viu o time inglês vencer de virada por 4 a 2.
— Com sorte, as pessoas dirão que eu era um bom homem, mas nem todos falarão isso. Tive uma vida boa, disse. Não se arrependam. Sorriam. Obrigado por tudo, treinadores, jogadores e torcedores. Foi fantástico. Cuidem de vocês, cuidem das suas vidas e vivam. Adeus — disse Eriksson em um documentário biográfico disponível na Amazon Prime.
Família de Sven-Göran Eriksson pede compreensão da imprensa em nota
Em seus últimos momentos de vida, Sven-Göran Eriksson esteve em família, e foi assim que morreu, em casa, ao lado de seus entes queridos.
Em uma nota divulgada à imprensa, a família pediu que os jornalistas respeitassem o momento de luto e que não contatassem ninguém por enquanto.
“Após uma longa doença, Sven-Göran Eriksson morreu durante a manhã, em casa, cercado pela família. Os enlutados mais próximos são a filha Lina, o filho Johan. A mulher Amaná e a neta Sky, Sven, a namorada Yanisette com o filho Alcides, e irmão Lars-Erik e a mulher Jumnong. A família pede respeito ao seu desejo de lamentar em privado e não ser contatada”, disse a família em nota.
Statement from Sven’s children Lina and Johan … pic.twitter.com/vnGFY98epA
— Henry Winter (@henrywinter) August 26, 2024
Primeiro estrangeiro a treinar a seleção da Inglaterra
Multicampeão pela Lazio e Benfica, Sven-Göran Eriksson foi o primeiro treinador estrangeiro da história a assumir o comando da seleção inglesa.
Em 2001, substituiu Peter Taylor com a missão de classificar a geração de ouro inglesa para a Copa do Mundo de 2002.
Com estrelas do naipe de David Beckham, Steven Gerrard, Wayne Rooney e Frank Lampard, o time inglês passeou em seu grupo nas Eliminatórias.
Foram cinco vitórias e um empate durante o torneio qualificatório, com direito a um 5 a 1 diante da Alemanha, em pleno Estádio Olímpico de Berlim.
Sven-Göran Eriksson treinou a Inglaterra em 66 jogos, com 39 vitórias, 15 empates, e 12 derrotas. Deixou o cargo após a eliminação para Portugal nas quartas de final do Mundial da Alemanha em 2006.
Personalidades e clubes publicam mensagens em homenagem a Eriksson
Jogadores, entidades e clubes, além de outras personalidades do futebol, deixaram suas mensagens em homenagens à Sven-Göran Eriksson.
Campeão pela Lazio, Juan Verón lamentou a morte de seu antigo treinador, agradecendo por tudo que o sueco fez por si em sua trajetória profissional.
— Obrigado por tudo o que fez por mim. Estará sempre em meu coração — disse Verón após a divulgação da morte de seu ex-treinador.
“Gracias por todo lo que has hecho por mi… Siempre en mi corazón”, el mensaje de la Brujito Verón tras conocerse la triste noticia de la muerte de Sven Goran Eriksson. pic.twitter.com/jVjtG6VrhW
— SportsCenter (@SC_ESPN) August 26, 2024
Lazio, Roma e Manchester City também fizeram publicações.
𝖲𝗏𝖾𝗇-𝖦𝗈̈𝗋𝖺𝗇 𝖤𝗋𝗂𝗄𝗌𝗌𝗈𝗇, 𝟣𝟫𝟦𝟪-𝟤𝟢𝟤𝟦
Grazie per tutto ciò che hai fatto per noi, mister 🩵 pic.twitter.com/el0htTyfYq
— S.S.Lazio (@OfficialSSLazio) August 26, 2024
L'#ASRoma piange la scomparsa di Sven Goran Eriksson. Ha guidato i giallorossi dal 1984 al 1987 conquistando una Coppa Italia. Il nostro pensiero va ai suoi familiari in questo momento di dolore. pic.twitter.com/5DnqI5U4B3
— AS Roma (@OfficialASRoma) August 26, 2024
We would like to express our sincere condolences to the family and friends of Sven-Goran Eriksson, who has passed away at the age of 76.
Rest in peace, Sven. 🩵
— Manchester City (@ManCity) August 26, 2024
Mark Bullingham, diretor-executivo da Football Association (FA), afirmou que esta segunda-feira será lembrada como um dos dias mais tristes do futebol.
O dirigente ainda mencionou a importância do treinador para a evolução do futebol e por sua contribuição com a seleção inglesa.
“Este é um dia muito triste. Ele deu a todos os fãs da Inglaterra lembranças tão especiais. Ninguém pode esquecer a vitória por 5 a 1 em Munique contra a Alemanha sob sua orientação. Sven será justamente reconhecido e lembrado para sempre por seu trabalho significativo com a seleção da Inglaterra e por sua contribuição mais ampla para o jogo”, disse Mark Bullingham.
O legado de Sven-Göran Eriksson para o futebol
Durante toda a sua carreira, o sueco realizou 16 trabalhos como treinador, entre clubes e seleções. Eriksson começou sua trajetória no Degefors entre 1977 e 1978, indo na sequência para IFK Gotemburgo.
Por lá foram três anos de trabalho com um título do Campeonato Sueco em 1981/1982 e duas Copas da Suécia em 1978/1979 e 1981/1982.
Eriksson conquistou notoriedade com a conquista da Copa da Uefa em 1981/1982 pela equipe. Alguns anos depois, após passagem de sucesso pelo Benfica e Roma, Eriksson treinou outros times italianos como Fiorentina e Sampdoria, antes de chegar a Lazio.
Entre 1997 e 2000, o treinador teve uma das passagens mais vitoriosas de sua carreira, o credenciando como um dos mais importantes profissionais da época.
Seu último trabalho como treinador aconteceu na seleção das Filipinas, entre 2018 e 2019, quando se retirou da função para investir em cargos mais administrativos.
O último cargo foi no IF Karlstad, time das divisões de acesso da Suécia, executando a função de diretor-esportivo.
Títulos de Sven-Göran Eriksson
- Degerfors IF
- Terceira divisão da Suécia: 1978
- IFK Göteborg
- Campeonato Sueco: 1982;
- Copa da Suécia: 1978/1979, 1981/1982;
- Copa da UEFA (atual Liga Europa)
- Benfica
- Campeonato Português: 1982/1983, 1983/1984 e 1990/1991;
- Copa de Portugal: 1982/1983;
- Supercopa de Portugal: 1989
- Roma
- Copa da Itália: 1985/1986
- Sampdoria
- Copa da Itália: 1993/1994
Lazio
Serie A: 1999/2000;
Copa da Itália: 1997/1998, 1999/2000;
Supercopa da Itália: 1998, 2000
Recopa Europeia: 1998/1999;
Supercopa da UEFA: 1999