Europa

Sven-Göran Eriksson: o adeus do treinador que desejou o sorriso de todos a sua volta

Mundo do futebol lamenta morte de um dos treinadores mais emblemáticos da história aos 76 anos

Morreu nesta segunda-feira (26), o ex-treinador da seleção da Inglaterra, o sueco Sven-Göran Eriksson aos 76 anos.

Sofrendo com um câncer no pâncreas, o treinador revelou em janeiro deste ano que recebeu no máximo “um ano de expectativa de vida” após o diagnóstico do terminal câncer no pâncreas. 

Torcedor declarado do Liverpool, o sueco recebeu a chance de realizar o sonho de treinar seu time do coração em março deste ano, em um amistoso beneficente, após um convite de Jürgen Klopp que emocionou a todos.

Assim que entrou no gramado de Anfield Road, se emocionou ao ser ovacionado pela torcida. Do banco, viu o time inglês vencer de virada por 4 a 2.

— Com sorte, as pessoas dirão que eu era um bom homem, mas nem todos falarão isso. Tive uma vida boa, disse. Não se arrependam. Sorriam. Obrigado por tudo, treinadores, jogadores e torcedores. Foi fantástico. Cuidem de vocês, cuidem das suas vidas e vivam. Adeus — disse Eriksson em um documentário biográfico disponível na Amazon Prime.

Família de Sven-Göran Eriksson pede compreensão da imprensa em nota

Em seus últimos momentos de vida, Sven-Göran Eriksson esteve em família, e foi assim que morreu, em casa, ao lado de seus entes queridos.

Em uma nota divulgada à imprensa, a família pediu que os jornalistas respeitassem o momento de luto e que não contatassem ninguém por enquanto.

“Após uma longa doença, Sven-Göran Eriksson morreu durante a manhã, em casa, cercado pela família. Os enlutados mais próximos são a filha Lina, o filho Johan. A mulher Amaná e a neta Sky, Sven, a namorada Yanisette com o filho Alcides, e irmão Lars-Erik e a mulher Jumnong. A família pede respeito ao seu desejo de lamentar em privado e não ser contatada”, disse a família em nota.

Primeiro estrangeiro a treinar a seleção da Inglaterra

Multicampeão pela Lazio e Benfica, Sven-Göran Eriksson foi o primeiro treinador estrangeiro da história a assumir o comando da seleção inglesa.

Em 2001, substituiu Peter Taylor com a missão de classificar a geração de ouro inglesa para a Copa do Mundo de 2002.

Com estrelas do naipe de David Beckham, Steven Gerrard, Wayne Rooney e Frank Lampard, o time inglês passeou em seu grupo nas Eliminatórias.

Foram cinco vitórias e um empate durante o torneio qualificatório, com direito a um 5 a 1 diante da Alemanha, em pleno Estádio Olímpico de Berlim.

Sven-Göran Eriksson treinou a Inglaterra em 66 jogos, com 39 vitórias, 15 empates, e 12 derrotas. Deixou o cargo após a eliminação para Portugal nas quartas de final do Mundial da Alemanha em 2006.

Personalidades e clubes publicam mensagens em homenagem a Eriksson

Jogadores, entidades e clubes, além de outras personalidades do futebol, deixaram suas mensagens em homenagens à Sven-Göran Eriksson.

Campeão pela Lazio, Juan Verón lamentou a morte de seu antigo treinador, agradecendo por tudo que o sueco fez por si em sua trajetória profissional.

— Obrigado por tudo o que fez por mim. Estará sempre em meu coração — disse Verón após a divulgação da morte de seu ex-treinador.

Lazio, Roma e Manchester City também fizeram publicações.

Mark Bullingham, diretor-executivo da Football Association (FA), afirmou que esta segunda-feira será lembrada como um dos dias mais tristes do futebol.

O dirigente ainda mencionou a importância do treinador para a evolução do futebol e por sua contribuição com a seleção inglesa.

“Este é um dia muito triste. Ele deu a todos os fãs da Inglaterra lembranças tão especiais. Ninguém pode esquecer a vitória por 5 a 1 em Munique contra a Alemanha sob sua orientação. Sven será justamente reconhecido e lembrado para sempre por seu trabalho significativo com a seleção da Inglaterra e por sua contribuição mais ampla para o jogo”, disse Mark Bullingham.

O legado de Sven-Göran Eriksson para o futebol

Durante toda a sua carreira, o sueco realizou 16 trabalhos como treinador, entre clubes e seleções. Eriksson começou sua trajetória no Degefors entre 1977 e 1978, indo na sequência para IFK Gotemburgo.

Por lá foram três anos de trabalho com um título do Campeonato Sueco em 1981/1982 e duas Copas da Suécia em 1978/1979 e 1981/1982.

Eriksson conquistou notoriedade com a conquista da Copa da Uefa em 1981/1982 pela equipe. Alguns anos depois, após passagem de sucesso pelo Benfica e Roma, Eriksson treinou outros times italianos como Fiorentina e Sampdoria, antes de chegar a Lazio.

Entre 1997 e 2000, o treinador teve uma das passagens mais vitoriosas de sua carreira, o credenciando como um dos mais importantes profissionais da época.

Seu último trabalho como treinador aconteceu na seleção das Filipinas, entre 2018 e 2019, quando se retirou da função para investir em cargos mais administrativos.

O último cargo foi no IF Karlstad, time das divisões de acesso da Suécia, executando a função de diretor-esportivo.

Títulos de Sven-Göran Eriksson

Degerfors IF
Terceira divisão da Suécia: 1978
IFK Göteborg
Campeonato Sueco: 1982;
Copa da Suécia: 1978/1979, 1981/1982;
Copa da UEFA (atual Liga Europa)
Benfica
Campeonato Português: 1982/1983, 1983/1984 e 1990/1991;
Copa de Portugal: 1982/1983;
Supercopa de Portugal: 1989
Roma
Copa da Itália: 1985/1986
Sampdoria
Copa da Itália: 1993/1994

Lazio
Serie A: 1999/2000;
Copa da Itália: 1997/1998, 1999/2000;
Supercopa da Itália: 1998, 2000
Recopa Europeia: 1998/1999;
Supercopa da UEFA: 1999

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo