Europa

Sporting será banido de competições europeias por três anos pela Uefa caso não pague dívida

Uefa informa que Sporting está devendo para outro clube e não cumpriu o prazo de pagamento, o que o excluiria de competições europeias

A Uefa anunciou que o Sporting está banido de jogar competições europeias pelas próximas três temporadas, a não ser que pague o que deve. A medida é parte do Fair Play Financeiro da Uefa, que pune clubes que devem a outros clubes ou que devem salários aos seus jogadores, ou mesmo ex-jogadores. Caso não prove que efetuou o pagamento até o dia 31 de janeiro, o clube terá o banimento confirmado.

VEJA TAMBÉM: Bayern foi o único dos oito principais campeões da Europa que teve lucro na temporada 2020/21

Além do Sporting, o Betis também vive a mesma situação. O clube espanhol também será punido caso não consiga provar que pagou o valor devido até o dia 31 de janeiro. Atualmente, o Betis disputa uma vaga na próxima Champions League e tem boas chances de chegar à próxima Liga Europa.

A medida punitiva foi inicialmente dada em dezembro de 2021, mas o Sporting recorreu da decisão e a decisão saiu nesta quarta-feira. A Uefa exerceu o Fair Play Financeiro e tanto Sporting quanto Betis têm dívidas vencidas, como valores de transferências a outros clubes ou mesmo salários de seus próprios jogadores. Além dos dois clubes, o Santa Clara, também de Portugal, é outro clube punido pelas mesmas razões.

O Comitê de Controle Financeiro de Clubes (CBCB) da Uefa rejeitou o recurso apresentado pelo Sporting e confirmou a punição para as temporadas 2022/23, 2023/24 e 2024/25, caso o pagamento, que está atrasado desde o dia 15 de janeiro, não seja pago. O acordo inicialmente foi feito no dia 26 de novembro de 2021 com o outro clube envolvido, mas o Sporting não cumpriu a sua parte. Além da punição de banimento de competições europeias, ainda a ser executado, o Sporting também foi multado em € 250 mil.

O Sporting jogou competições europeias nas últimas oito temporadas e está na Champions League na atual, onde conseguiu inclusive se classificar às oitavas de final e enfrentará o Manchester City.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo