Europa

Sparta Praga tem pedreira pela frente

O sorteio da primeira fase de mata-mata da Liga Europa não foi dos mais felizes para os tchecos do Sparta Praga. Após se classificar em segundo lugar no grupo F, deixando os italianos do Palermo e os suíços do Lausanne para trás (e ficando apenas atrás do CSKA Moscou), os tchecos encaram uma pedreira: nada menos que o Liverpool.

Tricampeões do torneio (ainda na época em que se chamava Copa da UEFA), os ingleses pintam como favoritos absolutos contra o Sparta, mas como a primeira partida, em Praga, deve ser disputada sob frio extremo e talvez muita neve, isso pode favorecer uma zebra tcheca.

O outro representante do leste europeu na fase tem uma missão menos espinhosa. O Lech Poznan, da Polônia, que surpreendeu no seu grupo ao ficar à frente da poderosa Juventus, vai encarar os portugueses do Braga, que vêm de uma boa campanha na Liga dos Campeões, que disputaram pela primeira vez. A primeira partida será na Polônia, e a volta em Portugal.

Os jogos acontecem nos dias 17 e 24 de fevereiro.

Curiosidade: caso avancem para as oitavas de final, Lech e Sparta Praga se enfrentam nesta fase, já que a UEFA também sorteou os confrontos.

Já o restante dos clubes do leste no torneio foi eliminada: Levski Sofia, CSKA Sofia, Hajduk Split, Dinamo Zagreb, Debrecen e, a pior das eliminações, a do Steaua Bucareste. O clube ia se classificando ao segurar um 0 a 0 contra o Napoli, mas levaram um gol dos italianos nos acréscimos da segunda etapa, resultado que classificou os napolitanos e eliminou os romenos do torneio.

Liga dos Campeões: Zilina suspenso

O Comitê Disciplinar da UEFA divulgou nesta sexta (17) punições contra Spartak Moscou, da Rússia, e Zilina, da Eslováquia, por incidentes durante a partida entre ambos válida pela Liga dos Campeões da UEFA, no último dia 8 de dezembro, na Eslováquia.

O clube russo foi multado em 75 mil euros e ainda terá que jogar uma partida válida por competições europeias com portões fechados, caso, em um período de dois anos, apresente outro caso de indisciplina. A torcida do Spartak atirou rojões e fogos no gramado durante a partida.

O meia brasileiro Ibson, do Spartak, foi suspenso por duas partidas devido a sua expulsão na partida.

Já o Zilina foi multado em 5 mil euros por má conduta disciplinar. Os eslovacos levaram cinco cartões amarelos na partida.

Os eslovacos ficaram em último lugar no grupo F da UCL, sem marcar um ponto sequer. O Spartak foi o terceiro, atrás do Chelsea e do Olympique Marseille.

Bulgária: CSKA Sofia encrencado

Passando por uma crise financeira, o CSKA Sofia foi ameaçado pela federação búlgara de ser excluído do campeonato local, se não pagar dívidas de transferências para outros clubes do país.

O prazo para o pagamento é o dia 16 de fevereiro. Provavelmente o ex-clube do exército búlgaro venderá algum (ou alguns) jogadores para saldar as dívidas e evitar mais problemas com a federação.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo