Europa

Como a Rússia mistura futebol e diplomacia e mantém jogos da sua seleção

Estratégia tem sido aplicada pelos russos para driblar suspensão das entidades esportivas

A Rússia está suspensa por Fifa e Uefa desde fevereiro de 2022, em decorrência da invasão da Ucrânia pelo exército, e a seleção do seu país segue impedida de disputar competições oficiais. Ainda assim, autorizada a realizar amistosos, a federação local intensificou a agenda de partidas, com especial atenção a seleções africanas.

O próximo compromisso já tem data marcada. Em 27 de março, o Mali viajará a Moscou para enfrentar a equipe russa, conforme antecipado pelo site “Afrik-Foot”. Será a quarta seleção do continente africano a medir forças com a seleção na capital russa desde o início do conflito no Leste Europeu.

No panorama geral, o Mali será o quinto país africano a enfrentar os russos nesse período. Em outubro de 2023, a Rússia empatou com o Quênia em 2 a 2 em amistoso disputado em Belek, na Turquia, e venceu Camarões por 1 a 0 em Moscou.

Rússia e Nigéria se enfrentaram em amistoso disputado em 2025
Rússia e Nigéria se enfrentaram em amistoso disputado em 2025. Foto: Imago

Já em 2025, goleou a Zâmbia por 5 a 0 e empatou por 1 a 1 com a Nigéria, ambos os confrontos também realizados na capital.

Assim, além das quatro seleções africanas mencionadas acima, a Rússia enfrentou equipes da Ásia (Iraque, Jordânia, Catar, Irã, Síria, Tajiquistão, Quirguistão, Brunei, Uzbequistão…), da Europa (Sérvia, Belarus), da América do Sul (Chile, Peru, Bolívia) ou da Concacaf (Cuba, Granada), ou seja, países com boas relações com o presidente Vladimir Putin.

A suspensão da federação russa pela Fifa e Uefa, para competições como Copa do Mundo, Eurocopa, Liga das Nações e competições europeias de clubes, não abrange amistosos.

Todas as despesas pagas em Moscou

Se a Rússia se deslocou para algumas partidas, ela jogou boa parte de seus jogos em casa. “A federação russa tem recursos financeiros bastante significativos. Ela pode, portanto, convidar seleções, africanas principalmente, assumindo as passagens aéreas, hospedagem e transporte no local, e ainda pagar um cachê de algumas centenas de milhares de euros“, explicou um funcionário que atua no agenciamento de jogos, sob condição de anonimato, ao “Afrik-Foot” .

Russia jogadores
Os jogadores da Rússia entram em campo antes de um amistoso. (Foto: Imago)

A Rússia usa seus laços diplomáticos com certos Estados africanos para facilitar a organização de amistosos. Assim, a ida da Nigéria a Moscou em junho passado foi negociada previamente entre os ministros das Relações Exteriores russo e nigeriano, antes que as duas federações chegassem a um acordo sobre as modalidades financeiras, logísticas e esportivas.

Nos últimos meses, a federação russa teve contatos com as entidades centro-africana, burquinense, angolana e maliana. “Financeiramente, o que a Rússia propõe é interessante. Mas como é preciso passar por países terceiros para ir a Moscou, como a Turquia, já que não há mais voos entre a França e a Rússia, por exemplo, isso exige uma grande logística, que às vezes pode ser complicada”, explica outra fonte.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, discursa em evento
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, discursa em evento. Foto: Imago

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 4.800 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

A Rússia à margem do futebol europeu e mundial

As boas relações entre Moscou, que busca expandir sua influência na África, e vários países do continente não são, no entanto, uma garantia para a realização de amistosos.

Segundo informações do “Afrik-Foot”, não haverá outra seleção africana presente em solo russo em março, já que aparentemente eles enfrentarão uma equipe da Concacaf.

A Rússia tem cada vez mais dificuldade em encontrar adversários, mas como ela paga, e paga bem, ela consegue mesmo assim“, acrescenta outra fonte ouvida pelo site “Afrik-Foot”.

Recentemente, Gianni Infantino, o presidente da Fifa, se disse favorável ao fim da suspensão da federação russa. Mas Aleksander Ceferin, o presidente da Uefa, está longe de compartilhar essa opinião.

Ainda excluída da Liga das Nações, cujo sorteio ocorreu em 12 de fevereiro, a Rússia tem poucas chances de participar das eliminatórias para a Euro 2028, que começarão em março de 2027 (sorteio em 6 de dezembro em Belfast).

Enquanto espera poder novamente enfrentar seleções europeias em jogos oficiais, ela terá que continuar procurando adversários em todo o mundo.

Foto de Axel Clody

Axel ClodyColaborador

Axel acompanha de perto todas as principais histórias do mundo do futebol, embora mantenha um carinho especial pelos clubes do norte da França — do Lens ao Lille, passando por Dunkerque — desde que se mudou da região

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo