Europa

Rosenborg perto do bi

Não está sendo tão fácil quanto na temporada passada, mas mais uma vez o Rosenborg mostrou que é a maior força do futebol norueguês. A três rodadas do fim da Tippeligaen 2010, os alvinegros de Trondheim estão com 63 pontos, oito a mais que o Valerenga, e 16 à frente do Tromso, terceiro colocado. O Tromso será o adversário do RBK na 28ª rodada, e uma vitória simples dá ao Rosenborg seu 22º título nacional.

A trajetória do clube sofreu um abalo no meio da temporada, quando o técnico Erik Hamrén deixou o comando do time para assumir a seleção da Suécia, mas seu substituto, Nils Arne Eggen, manteve a alta qualidade da equipe, que ainda não perdeu nesta temporada. Foram 18 vitórias e nove empates nas 27 partidas até então.

O Rosenborg ainda pode ter o artilheiro do campeonato. Steffen Iversen tem 14 gols, um a menos que Mohammed Abdellaoue, do Valerenga. Iversen está empatado com o senegalês Baye Fall na vice-artilharia.

O Rosenborg, com o provável título, estará na Liga dos Campeões 2011-2012, enquanto o Valerenga, provável vice-campeão, e o terceiro colocado, que deve ser o Tromso, estarão na Liga Europa. A terceira vaga norueguesa na LE ficará com o vencedor da Copa da Noruega, que será decidida entre o Stromsgodset e o Follo, time da segunda divisão que fez o inacreditável na semifinal: eliminou o Rosenborg na prorrogação, vencendo por 3 a 2. A decisão acontece no próximo dia 14 de novembro, em Oslo. O Follo atua num estádio para 2500 pessoas na cidade de Ski, no sudeste do país, e atualmente é o lanterna da segunda divisão norueguesa, com enormes chances de rebaixamento para a terceirona.

Suécia: Malmö e Helsingborg seguem na briga pelo título

A Allsvenskan 2010 segue com apenas dois clubes na luta pelo título: o Malmö e o Helsingborg. Os dois estão empatados na liderança, com 58 pontos, mas o MFF leva vantagem no saldo de gols, 25 contra 18. Faltam três rodadas para o final. O terceiro colocado é o Örebro, que vem dez pontos atrás dos líderes.

Na rodada deste final de semana, o Helsingborg recebe o Atvidaberg, que ocupa atualmente a 14ª colocação, com 28 pontos, enquanto o Malmö visita o Häcken, décimo colocado com 34 pontos.

Na parte de baixo da tabela, o AIK deu uma respirada com a recente vitória sobre o Gefle, e está temporariamente fora da zona de rebaixamento, ocupando a 13ª colocação, com 28 pontos, passando o Atvidaberg no saldo de gols e ficando quatro pontos à frente de Gefle e Brommapojkarna.

Finlândia: HJK campeão

O HJK passeou na temporada 2010 da Veikkausliiga, conquistando o título com folga. A uma rodada do fim, a equipe da capital Helsinque tem 52 pontos, sete a mais que o KuPS, segundo colocado. O título garantiu o clube na próxima Liga dos Campeões. O KuPS e o TPS, campeão da Copa da Finlândia, estão garantidos na Liga Europa. Falta apenas uma vaga para ser definida na última rodada, e ela pode ficar com o Honka, quarto colocado com 40 pontos, ou com o Jaro, quinto com 36. Na última rodada o Honka recebe o Inter Turku, enquanto o Jaro recebe o Oulu, que briga contra o rebaixamento.

Na briga contra o descenso, o Lahti é o lanterna com 26 pontos, enquanto Oulu e JJK estão com 27, e o Mariehamn tem 28. O último colocado desce diretamente, enquanto o penúltimo disputa um playoff de acesso e descenso contra o vice-campeão da segunda divisão.

Na artilharia, liderança tranquila de Juho Mäkelä, do HJK, com 16 gols.

Dinamarca: FCK passeia, AaB agoniza

A temporada está gloriosa para o FC Copenhague até agora. Boa campanha na Liga dos Campeões – duas vitórias em três partidas, num grupo bastante complicado, com Barcelona, Rubin Kazan e Panathinaikos – e um começo arrasador na Superliga dinamarquesa. Em doze rodadas, o time já fez 32 pontos, abrindo doze do segundo colocado, o Midtjylland.

Na outra ponta da tabela, o Aalborg, ou AaB para alguns, vem fazendo uma péssima temporada, tendo apenas nove pontos em doze rodadas.

Na artilharia, ponta dividida entre dois jogadores do FCK: o senegalês Dame N'Doye e o brasileiro César Santin, ambos com nove gols. Logo atrás está Hans Henrik Andreasen, do Odense, com oito.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo