Europa

Rivais na LC e LE

Na Premier League do Cazaquistão, o Astana segue na ponta, com 36 pontos, mesmo com um jogo a menos que o vice-líder Shakhter Karagandy, que soma 35 pontos. Na terceira colocação, o Zhetysu Taldykorgan vem na cola, com 34 pontos.

No sorteio das ligas europeias, o Tobol Kostonay mede forças com o Slovan Bratislava, da Eslováquia, na segunda rodada de classificação da Liga dos Campeões.

Pela primeira fase de classificação da Liga Europa, o Shakhter Karagandy enfrenta o Koper, da Eslovênia, enquanto que o Irtysh Pavlodar encara o polonês Jagiellonia Bialystok. Na rodada seguinte, o Aktobe encontra o Kecskeméti, da Hungria.

Andorra: Liga dos Campeões e Liga Europa no horizonte

O campeonato nacional de Andorra só começa em setembro, mas o FC Santa Coloma, Sant Julià, Lusitanos e UE Santa Coloma entram em campo antes disso por competições europeias. O campeão FC Santa Coloma entre o F91 Dudelange, de Luxemburgo, na pela primeira rodada de classificação para a Liga dos Campeões.

Já Lusitanos e UE Santa Coloma, 3º e o 4º colocados, respectivamente, têm pela frente a primeira rodada de classificação para a Liga Europa. O Lusitanos encara o croata Varazdin, enquanto o UE Santa Coloma mede forças com o Paksi, da Hungria.

O Sant Julià, campeão da Copa da Andorra, estreia já na segunda rodada diante do Bnei Yehuda Tel-Aviv, de Israel.

Armênia: Alheio às competições europeias, Gandzasar Kapan, retoma ponta

Pela liga da Armênia, o Gandzasar Kapan retomou a liderança mesmo empatando com o Impuls na última rodada. Agora com 26 pontos, o líder se beneficiou da derrota do Ulisses para o Mika, que deixou a equipe nos 24 pontos. Com isso, foi superado no saldo de gols pelo Pyunik, que bateu o lanterna Ararat.

Paralelamente ao campeonato nacional, quatro times estão atentos também na Liga dos Campeões e na Liga Europa. O atual campeão Pyuink enfrenta o Viktoria Plzen, da República Tcheca pela segunda rodada de classificação da Liga dos Campeões.

O Banants e o Ulisses, pela primeira rodada da Liga Europa, jogam contra o Metalurgi Rustavi, da Georgia, e Ferencvárosi, da Hungria, respectivamente. Já o Mika joga com o Valerenga da Noruega, na segunda rodada.

Azerbaijão: Atenções voltadas a Europa

No sorteio da Uefa, o Neftchi Baku vai enfrentar o croata Dínamo Zagreb pela segunda rodada da Liga dos Campeões. Pela Liga Europa, o Qarabag joga com o Banga, da Lituânia, e o AZAL pega o Mins, de Belarus, ambos na primeira rodada da Liga Europa. Na fase seguinte, Khazar Lankoran enfrenta o Maccabi Tel-Aviv, de Israel.

Belarus: Bate Borisov enfrenta Linfield pela Liga dos Campeões

Figurinha carimbada nas competições europeias, o Bate Borisov vai encarar o Linfield, da Irlanda do Norte, na segunda eliminatória da Liga dos Campeões. Pela Liga Europa, o Minsk enfrenta o AZAL do Azerbaijão, na primeira rodada. Na etapa seguinte, o Shakhtyor Soligorsk joga com o Ventspils, da Letônia.

Enquanto as competições não começam, a Liga já chegou à 15ª rodada. E sem surpresa nenhuma, o Bate Borisov disparou e abriu seis pontos do Shakhtyor Soligorsk, que é o único que segue na cola do líder. Se não tem concorrência na parte de cima da tabela, não é assim mais para baixo. Do 3º colocado (Naftan Novopolotsk) até o 10º (Belshina Bocruisk), são apenas quatro pontos de diferença.

Estônia: Flora dispara na liderança

Com 15 rodadas completas, o Flora vê os adversários pelo retrovisor. Com 39 pontos, o time abriu sete pontos para o Nõmme Kalju e para o Levadia Tallinn. Dessa forma, o atual campeão segue forte em busca do bicampeonato.

Justamente o Flora que está na segunda fase da Liga dos Campeões, e pega o irlandês Shamrock Rovers. Já o Nõmme Kalju pega o finlandês Honka Espoo e o Narva Trans pega o Rabotnicki da Macedônia, ambos na primeira rodada de classificação da Liga Europa. O Levadia Tallinn pega na fase seguinte o Differdange 03, de Luxemburgo.

Ilhas Faroé: Pelo sonho europeu

O B36 Tórshavn segue na liderança da competição nacional, com 28 pontos. Na cola está o Vikingur, com dois pontos a menos. Até agora foram jogadas 12 rodadas, e a briga do título deve mesmo ficar entre os dois primeiros. Correndo por fora estão EB/Streymur e o NSÍ Runavík.

Na Liga dos Campeões, o HB Tórshavn encara o Malmö, da Suécia, na segunda rodada de classificação. Na primeira fase da Liga Europa, o ÍF Fuglafjordur enfrenta o KR Reykjavík, da Islândia. Já o NSÍ Runavík joga com o Fulham da Inglaterra. Pela fase seguinte, o EB/Streymur faz o embate com o vencedor entre o Banga, da Lituânia, e o Qarabag, do Azerbaijão.

Liechtenstein: Vaduz de olho no Vojvodina

Sem campeonato suíço rolando, o Vaduz agora começa a se concentrar na Liga Europa. Pela segunda fase de classificação, o time enfrenta o Vojvodina, Sérvia.

Lituânia: Ekranas na liderança e esperando a Liga dos Campeões

Mesmo sem conseguir desgarrar, o Ekranas segue na liderança da competição nacional. O time, porém, tem Zalgiris na cola, com três pontos a menos, mas com um jogo por fazer também. Na sequência aparece o Suduva.

O próprio Ekranas estreia na Liga dos Campeões diante do vencedor entre o Tre Fiori, de San Marino, e Valletta, de Malta. Na Liga Europa, na primeira rodada, o Banga encara o Qarabag, do Azerbaijão. Na segunda fase, o Suduva pega quem passar entre Elfsborg da Suécia e Fola Esch de Luxemburgo. Já o Tauras enfrenta o ADO Den Haag, da Holanda.

Luxemburgo: F91 Dudelange puxa o país nas competições europeias

O atual campeão F91 Dudelange estreia na Liga dos Campeões enfrentando o FC Santa Coloma, da Andorra, na fase inicial de classificação. Na Liga Europa, o Fola Esch encara o sueco Elfsborg, enquanto o Kaerjéng 97 também pega um time sueco, o Häcken. Ambos os jogos pela primeira rodada. Na fase seguinte, o Differdance 03 pega o Levadia Tallinn, da Estônia.

Moldova: Força contra a Georgia

Na Liga dos Campeões, pela segunda fase de classificação, o Dacia Chisinau enfrenta o Zestafoni, da Georgia. Pela Liga Europa, o Milsami Orhei joga com o Dínamo Tbilisi, também da Georgia. Pela segunda fase, o Sheriff encontra o Zeljeznicar, da Bósnia.

San Marino: De olho na Europa

O campeão Tre Fiori vai enfrentar o Valletta, de Malta, na primeira rodada de classificação da Liga dos Campeões. Pela Liga Europa, na primeira fase, Tre Penne pega o Rad, da Sérvia. Na rodada seguinte, o Juvenese-Dogana encara o Rabotniki, da Macedônia.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo