Europa

Ribéry desabafa contra ‘injustiça’ na Bola de Ouro de 2013

Ex-craque da seleção francesa foi eleito o terceiro melhor jogador do mundo na temporada 2012/2013 em votação marcada por adiamento dos votos

O ano de 2013 foi especial para Franck Ribéry, que na época, brilhou ao lado de Muller, Robben e Mario Gomez pelo Bayern de Munique. Juntos, conquistaram a Champions League diante do rival Borussia Dortmund após vitória por 2 a 1 em Wembley.

A performance acima da média na temporada 2012/13 fez o francês ser indicado ao prêmio Bola de Ouro. No entanto, acabou perdendo o posto de melhor do mundo para Cristiano Ronaldo.

Em entrevista ao jornal “L'Équipe”, publicada neste sábado (22), o ex-atacante da seleção francesa afirmou que não ter ganho o prêmio de melhor do mundo foi uma injustiça.

Foi o ano perfeito. Não poderia fazer melhor. Esta Bola de Ouro permanecerá para sempre como uma injustiça. Ainda estou à procura de uma explicação — disse Ribéry.

Na época, a votação do prêmio sofreu uma alteração de data em duas oportunidades. Na época, a Fifa determinou que o prazo para a entrega dos votos para a definição do melhor jogador do mundo fosse adiada.

A entidade justificou que o baixo número de votos recebidos no primeiro prazo obrigou a alteração das datas. Além disso, tal mudança tinha como objetivo beneficiar os jogadores que se destacaram nas repescagens para a disputa da Copa do Mundo de 2014.

Portugal classificou-se para o Mundial do Brasil após atuação de gala de Cristiano Ronaldo, que marcou um hat-trick em vitória sobre a Suécia por 3 a 2. Posteriormente, o gajo recebeu o prêmio de melhor do mundo.

— Nunca vou entender por que a data limite da votação foi adiada por mais duas semanas. Messi e Cristiano Ronaldo sempre mostraram respeito por mim. Eles sabiam que estava no mesmo nível deles — complementou o ex-jogador.

Cristiano Ronaldo, Messi e Ribéry disputaram a Bola de Ouro de 2013 (Foto: Imago)
Cristiano Ronaldo, Messi e Ribéry disputaram a Bola de Ouro de 2013 (Foto: Imago)

Os números de Ribéry na temporada 2012/13

Na temporada em que venceu a Champions League, Ribéry anotou 11 gols e 23 assistências em 43 jogos pelo Bayern de Munique. Além do título continental, o francês conquistou a Bundesliga, a Copa da Alemanha e a Supercopa Alemã.

O francês acabou eleito o melhor jogador do futebol europeu naquele ano também. Embora tivesse sido fundamental para as conquistas de seu clube naquele ciclo, em termos de números, Ribéry ficou abaixo de Cristiano Ronaldo e Messi na disputa da Bola de Ouro.

Além de ter sido peça chave na classificação de Portugal para a Copa do Mundo de 2014, Cristiano Ronaldo marcou 55 gols em 55 jogos na temporada 2012/2013, defendendo o Real Madrid. O português também contribuiu com 13 assistências, totalizando 68 participações em gols.

Já Lionel Messi disputou 50 jogos, mas fez 60 gols e deu 17 assistências, fechando aquela temporada com incríveis 77 participações em gols. Em termos de títulos, o argentino ficou com a LaLiga, enquanto CR7 faturou o título da Supercopa da Espanha.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Como ficou o top 10 da classificação do Prêmio Bola de Ouro em 2013

Jogador% dos votos
Cristiano Ronaldo 27,99%
Lionel Messi24,72%
Franck Ribéry23,36%
Zlatan Ibrahimović5,29%
Neymar3,17%
Andrés Iniesta2,08%
Robin van Persie1,79%
Arjen Robben1,77%
Gareth Bale1,32%
Andrea Pirlo1,11%
Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo