Rebic vai para o Besiktas e sai do Milan sem deixar saudades
Aos 29 anos, Rebic foi um reserva útil, mas não conseguiu ir além disso e deixa o clube sem conseguir deixar uma grande marca
O atacante Ante Rebic acertou a sua transferência para o Besiktas, que anunciou a contratação nesta segunda-feira. Aos 29 anos, ele deixa o Milan com glórias conquistadas, mas sem ter tido um papel de protagonista que se esperava quando ele chegou do Eintracht Frankfurt, em 2020. Foi um reserva útil em diversos momentos, mas nunca conseguiu se firmar como um titular do time.
O Milan colocou Rebic no mercado e, com o interesse do Besiktas, as negociações andaram rapidamente. Nesta segunda-feira, o jogador foi anunciado pelo Besiktas. O valor é até baixo: €500 milhões, com €1,5 milhão em adicionais de desempenho. Ele assinou contrato até 2025 no clube turco.
Rebic surgiu como talento muito cedo
Como grande parte dos jogadores, Ante Rebic surgiu muito cedo. Aos 20 anos, jogava no RNK Split e rapidamente atraiu a atenção de clubes da Europa. A Fiorentina foi quem o contratou, em 2013. Ficou apenas um ano no clube e partiu para a Alemanha, por empréstimo ao RB Leipzig.
Voltou à Fiorentina em 2015 e seria emprestado ao Verona e ao Eintracht Frankfurt, sendo que o clube alemão o contrataria em definitivo em 2018. Ficou apenas um ano na Alemanha e, em 2019, chegou ao Milan por empréstimo, mas seria contratado em definitivo ao final do contrato.
Pela seleção croata, esteve na Copa do Mundo de 2018, quando se destacou na Croácia finalista daquela edição. Até por isso, a sua transferência para o Milan foi vista com muita atenção.
Rebic foi coadjuvante no Milan
A sua saída não deixa saudades no clube rossonero. Sua contratação em 2019 veio em um outro momento do clube, quando o Milan ainda buscava encontrar um caminho para voltar a ser vencedor. O clube voltou à Champions League na temporada 2020/21 e conquistou a Serie A em 2021/22. Rebic, porém, foi um coadjuvante nesses três anos que passou em Milão.
Nas suas duas primeiras temporadas, teve uma participação maior em minutos, ultrapassando 2 mil minutos em campo. Fez 36 jogos na primeira temporada, com 15 gols e cinco assistências. Na segunda, foram 33 jogos e 11 gols, além de nova assistências.
A partir da terceira temporada, seus minutos diminuíram muito, com pouco mais de mil minutos em campo nas duas temporadas seguintes. Em ambas, marcou poucos gols e poucas assistências. Em 2021/22, foram 29 jogos, três gols e duas assistências. Em 2022/23, foram 31 jogos, três gols e duas assistências. No total, Rebic fez 123 gols, marcou 29 gols e fez 17 assistências.
Os números são só indicativos, mas as atuações em campo não convenceram. Em diversos momentos, Rebic não conseguiu se firmar no time. Assim, o Milan deixou o jogador negociável e pretende trazer novos jogadores para compor o elenco. Rebic teve seu papel no clube, mas é um jogador que, dentro do que é o Milan atual, não deve fazer falta.
No Besiktas, Rebic, que é um ponta esquerda, terá a companhia do camaronês Vincent Aboubakar, camaronês, além de Cenk Tosun. Na última temporada, 2022/23, o Besiktas foi o terceiro colocado no Campeonato Turco, atrás do campeão Galatasaray e do segundo colocado, Fenerbahçe.