Champions LeagueEspanhaEuropaHolanda

Quem tem Messi nem precisa jogar tão bem para golear

O Barcelona tenta, mas ainda não é a mesma coisa. Ainda mais quando Xavi está no banco, poupado dentro do rodízio do elenco. O time de Tata Martino não tem o toque de bola rápido e envolvente das temporadas passadas. Mas tem o talento (sobretudo de Messi) e o repertório para fazer as partidas parecerem fáceis. Como nesta quarta, na vitória por 4 a 0 sobre o Ajax na estreia pela Liga dos Campeões.

A equipe catalã começou com forte pressão na marcação e paciência na troca de passes. O Ajax passou um grande sufoco, e mal passou do meio de campo até Messi abrir o marcador, aos 21 minutos. No entanto, o Barcelona mostrava algumas jogadas diferentes do usual. O próprio fato de fazer um gol de falta direta, algo quase inexistente na era Guardiola e que seguiu uma raridade com Tito Vilanova, já mostrava como a equipe está mais vertical.

Os holandeses equilibraram a partida na segunda metade do primeiro tempo e, no começo do segundo, começaram a se abrir mais para buscar o empate. Foi fatal diante de um Barcelona mais agudo. Neymar e Messi se aproveitaram para impor velocidade nos espaços abertos, e os gols foram saindo com naturalidade.

Com o 4 a 0 no placar, os barcelonistas relaxaram e o Ajax teve boas oportunidades. Valdés fez três boas defesas, incluindo em um pênalti cobrado por Sigthorsson antes do final do encontro. O Barcelona ainda está buscando seu melhor jogo com o novo comandante. E, mesmo com os problemas dessa transição, teve modos de golear como no auge do período Guardiola.

Destaque

Lionel Messi

O cara fez três gols como se fosse a coisa mais fácil do mundo. Em uma partida em que o Barcelona não esteve particularmente brilhante, foi o talento do melhor jogador do mundo que fez a diferença ficar tão grande no marcador.

Momento-chave

Defesa de Valdés em cabeçada de Van Rhijn

O Barcelona começou melhor, fez 1 a 0 e começava a relaxar em campo quando o Ajax teve sua primeira oportunidade. Aos 31 minutos, Bojan cruzou e Van Rhijn, de peixinho, exigiu grande defesa de Valdés. Um empate naquele momento permitiria aos holandeses voltarem a uma estratégia mais defensiva, que não os obrigassem a se abrir em busca do empate. Provavelmente não evitaria a derrota, mas talvez a goleada.

Os gols

21’/1T – BARCELONA
Falta na entrada da área, de frente para o gol. Messi chuta direto, no ângulo direito de Vermeer.

10’/2T – BARCELONA
Busquets puxa o contra-ataque do Barcelona. Quando ele se aproxima da área, os três defensores do Ajax fecham. O volante rola para Messi pela direita. O argentino corta o marcador que chega atrasado e chuta no contrapé de Vermeer.

24’/2T – BARCELONA
Neymar cruza na área, Piqué se antecipa a Vermeer e desvia par ao gol vazio.

30’/2T – BARCELONA
Messi recebe na meia-lua. Nenhum jogador do Ajax chega para marcar, facilitando o trabalho do atacante, que se ajeita, escolhe o canto e chuta rasteiro, no canto esquerdo de Vermeer.

Curiosidade

É a quarta edição seguida da Liga dos Campeões que o Ajax enfrenta clubes espanhóis. Nas três anteriores, cruzou no caminho do Real Madrid. O retrospecto do time de Amsterdã nesses duelos: 0 vitória, 0 empate, 7 derrotas, 2 gols prós, 24 gols sofridos.

Formações iniciais

Campinho_Barcelona x Ajax 2013

Ficha técnica

BARCELONA 4×0 AJAX

Barcelona Barcelona
Victor Valdés; Daniel Alves, Gerard Piqué (Marc Bartra, 35’/2T), Javier Mascherano e Adriano; Sergio Busquets, Cesc Fàbregas e Andrés Iniesta (Xavi Hernández, 27’/2T); Alexis Sánchez, Lionel Messi e Neymar (Pedro Rodríguez, 27’/2T). Técnico: Gerardo Martino
Ajax Ajax
Kenneth Vermeer; Ricardo van Rhijn, Stefano Denswil, Nikolas Moisander (Mike van der Hoorn, 28’/2T) e Daley Blind (Lasse Schöne, 32’/2T); Christian Poulsen, Siem de Jong (Thulani Serero, 14’/2T) e Lerin Duarte; Bojan Krkic, Kolbeinn Sigthorsson e Nicolai Boilesen. Técnico Frank de Boer
Local: Estádio Camp Nou
Árbitro: Svein Moen
Gols: Messi (21’/1T e 10’/2T), Piqué (24’/2T) e Messi (30’/2T)
Cartões amarelos: Moisander e Denswil
Cartões vermelhos: Nenhum

 

Foto de Ubiratan Leal

Ubiratan Leal

Ubiratan Leal formou-se em jornalismo na PUC-SP. Está na Trivela desde 2005, passando por reportagem e edição em site e revista, pelas colunas de América Latina, Espanha, Brasil e Inglaterra. Atualmente, comenta futebol e beisebol na ESPN e é comandante-em-chefe do site Balipodo.com.br. Cria teorias complexas para tudo (até como ajeitar a feijoada no prato) é mais que lazer, é quase obsessão. Azar dos outros, que precisam aguentar e, agora, dos leitores da Trivela, que terão de lê-las.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo