Eliminatórias da CopaEuropa

Quem diria? Ilhas Faroe começa Eliminatórias da Copa com um empate e uma vitória

Se as Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo terminassem agora, nós provavelmente teríamos um grande problema jurídico, porque ainda faltam oito rodadas. Mas a seleção de Ilhas Faroe estaria classificada para a repescagem, com o segundo lugar do Grupo B, eliminando Portugal, atual campeão da Eurocopa. Isso é evidentemente uma brincadeira, mas serve para ressaltar o bom começo de torneio do pequeno país do norte do Atlântico.

LEIA MAIS: Com golaço de Janssen, Holanda goleia Belarus e lava a alma

Depois de empatar com a Hungria, em casa, Ilhas Faroe venceu a Letônia, nesta sexta-feira, por 2 a 0. E com direito a um belo gol por cobertura de Joan Simun Edmundsson, jogador do Odense Boldklub, da Dinamarca.

Impossível tecer profundas teses sobre a evolução do futebol faroense, mas vale lembrar que a seleção do país venceu duas vezes a Grécia nas Eliminatórias para a Eurocopa da França. Embora a campeã europeia de 2004 estivesse passando por um momento em que perderia para qualquer um.

Quatro pontos em duas rodadas é muito para Ilhas Faroe, que não vai se classificar, mas pode fazer a sua melhor campanha em uma competição da Uefa. Na Eliminatória para a Copa do Mundo de 2002, somou sete pontos, superando a marca de 1998, quando fez seis. Também anotou seis pontos nos classificatórios para a Euro de 2016 – graças à dupla de vitória sobre a Grécia – e de 1996.

Foto de Bruno Bonsanti

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo