Europa

Portugal e Suécia fizeram um jogo de compadres para ir às Olimpíadas de 2016

O Campeonato Europeu Sub-21 tem um significado especial neste ano. Além do título no torneio de base mais importante do continente, a competição também valeu vaga nas Olimpíadas. Dinamarca e Alemanha foram as primeiras seleções a confirmarem presença no futebol masculino dos Jogos de 2016, com as duas primeiras colocações do Grupo A. Já no Grupo B, Portugal e Suécia fizeram o que convinha para ambas carimbarem o passaporte ao Rio de Janeiro. E não fizeram nenhuma questão de esconder o “acordo” dentro de campo.

Na rodada final do Grupo B, todos os países seguiam vivos na disputa. Só que, nas primeiras posições da chave, portugueses e suecos tinham a vantagem do empate, caso a Itália vencesse a Inglaterra ou empatasse. E, diante do triunfo da Azzurra por 3 a 1 no mesmo horário, o que prevaleceu foi a amizade de tugas e nórdicos. Os portugueses abriram o placar aos 37 do segundo tempo, enquanto os suecos buscaram o empate por 1 a 1 aos 44. Com o placar beneficiando ambos os países, então, os portugueses passaram os três minutos finais tocando a bola deliberadamente. Sob o olhar complacente dos suecos.

O caso não é passível de punição, mesmo sendo bem feio. Agora, a Suécia fará clássico contra a Dinamarca nas semifinais, enquanto Portugal pegará a Alemanha. E as quatro seleções estarão nas Olimpíadas de 2016. Portugueses e suecos, é verdade, sem muito do espírito esportivo que tanto se apregoa na competição.

O vídeo abaixo tem os três minutos finais condensados em 13 segundos, e você não perderá nada:

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo