Porto vence retranca do Málaga e sai na frente

Só deu Porto contra o Málaga, no Estádio do Dragão. Dominando sem dificuldade, os Dragões apertaram os Boquerones em seu campo, apesar do fato dos espanhóis terem ido até a cidade portuguesa para se resguardar na defesa. A postura ficou clara nos quinze minutos iniciais, quando os visitantes abdicavam de passes e lançamentos longos para se segurar lá atrás.
Jackson Martínez e Varela infernizaram a defensiva albiceleste, que até deu espaço em campo, concedendo tempo para finalizações. Nada dava certo, mesmo com a intensa pressão portista. Bons passes, tabelas e infiltrações pela lateral deram o tom no estilo de jogo dos donos da casa. Foi uma batalha sobretudo estratégica, em que os adversários precisavam avançar com cautela. Evidentemente, o Porto estava mais disposto a construir uma vantagem, pelo fato de jogar diante de sua torcida.
A equipe de Manuel Pellegrini esperava por uma chance nítida para mostrar suas garras, mas o Porto afastou todas no primeiro tempo. Contra a retranca do Málaga, Martínez ficou muito preso à marcação. Sempre acompanhado por Demichelis, o colombiano foi neutralizado. Porém, o que Pellegrini não esperava era uma participação incisiva de João Moutinho.
Numa jogada em que a retaguarda visitante esteve exposta, Moutinho apareceu no meio da área para receber um passe primoroso de Alex Sandro. A bola passou pelas costas dos marcadores e encontrou Moutinho para abrir o placar. Daí em diante ficou fácil para a formação de Vítor Pereira administrar o resultado. Desinteressado em uma reação e em sair de Portugal com um agregado mais desfavorável, o Málaga foi sacando seus homens de criação para fechar o espaço entre o meio campo e a cabeça de área.
Amarrado, o confronto seguiu com o placar no 1 a 0 até o fim. Vale ressaltar que teremos um duelo interessante em La Rosaleda no dia 13 de março. E esperar que o medo de perder não sobreponha a vontade de ganhar. Por hoje vimos muita retranca do lado espanhol e pouca inspiração dos homens de frente pelos portugueses. Na segunda partida, o panorama do embate deverá ser outro, com o Málaga precisando sair para tentar a vitória. E aí veremos como a defesa do Porto irá se comportar sob pressão.
Alguns dados interessantes dão conta da posse e das finalizações de cada time: 62% de domínio do Porto, contra 32% de ferrolho do Málaga; e 17 arremates dos mandantes contra apenas um dos visitantes.
Formações iniciais
Destaque do jogo
João Moutinho, que além do gol, organizou bem a situação no meio do Porto. Esteve muito bem, ao lado de Lucho González e Marat Izmailov. Os três poderiam ser considerados fundamentais, mas como quem fez o gol foi Moutinho, levará os louros desta vez.
Momento-chave
O meio campo do Porto foi essencial para a construção desta vitória. Num lance que parecia levar pouco perigo, Alex Sandro veio da esquerda e lançou uma bola nas costas da defesa do Málaga. Ninguém deu o bote e João Moutinho recebeu no canto da área para tocar rasteiro e vencer Caballero. A partir daí, quase nada aconteceu.
Os gols
10/2T – GOL DO PORTO! João Moutinho não titubeia e aproveita um passe precioso de Alex Sandro, chutando rasteiro.
Ficha técnica
Você precisa fazer login para comentar.