Europa

Pelo fim da hegemonia

Mesmo que a Vysshaya Liga 2011 de Belarus comece somente em abril, o Shakhtyor Soligorsk e o Dynamo Minsk estão se preparando forte para tentar quebrar a hegemonia do BATE Borisov, que foi campeão nas últimas cinco edições da competição.

O Shakhtyor Soligorsk foi o último clube antes do BATE a levantar a taça, em 2005. Como preparação, o time esteve na Rússia participando da Copa da CEI, em que chegou ao vice-campeonato, perdendo na final para o Inter Baku, do Azerbaijão.

Para entrar com tudo na Liga, o técnico Vladimir Zhuravel recebeu alguns reforços importantes. Os zagueiros Artyom Chelyadinski e Yuri Kolomyts e o meia Viktor Sokol são os novos contratados. Além disso, o contrato de Dmitri Komarovski, responsável por seis gols e 16 assistências na última temporada, foi renovado.

No lado do Dynamo Minsk, a aposta é com o novo treinador, Oleg Vasilenko. Junto com ele, várias contratações, como Leonid Kovel e Bruno Mbanangoye, e os jovens Aleksander Bichenki e Sergei Politevich.

Outra novidade no Dynamo Minsk é a chegada do atacante brasileiro Rafael Gaúcho, que foi emprestado pelo Partizan Minsk. O jogador começou a carreira no Juventude, teve passagens por Flamengo, clubes portugueses, Atlético-MG e FBK Kaunas da Lituânia.

Albânia: Flamurtari e Skënderbeu lutam pela liderança

A briga na Superliga Albanesa continua apertada e sem indicações de quem pode levantar a taça. O Flamurtari segue na liderança, a seis pontos na frente de Skënderbeu e Vlaznia Skhodër. Só que o Skënderbeu pode ficar a apenas três pontos caso vença o Tirana na próxima rodada, já que tem uma partida a menos.

Completada a rodada, faltarão apenas quatro partidas, sendo que o mês de fevereiro promete, já que alguns confrontos diretos acontecerão. O líder Flamurtari enfrenta os dois que estão na cola. E dependendo dos resultados, o título pode passar de mãos.

Andorra: Quadrangular final definido

Agora a Lliga Nacional de Andorra começa para valer. Os quatro classificados têm seis jogos para definir quem vai levantar a taça. O UE Sant Julià sai na frente, com seus 34 pontos. Na sequência aparecem FC Santa Coloma (33), FC Lusitans (32) e UE Santa Coloma (27). Os pontos somados na primeira etapa seguem para o quadrangular final.

Os quatro que não se classificaram terão que lutar para não caírem para a segunda divisão. O FC Encamp e o Casa del Benfica têm situações complicadíssimas, pois precisam tirar 8 e 7 pontos, respectivamente, em seis partidas. Os adversários são Inter d´Escaldes e CE Principat.

Armênia: Movimentação não para fora dos campos

A Star Premier League da Armênia de 2011 começa só em março, mas já tem muita movimentação, pelo menos fora de campo. A Federação de Futebol da Armênia manteve o FC Shirak na primeira divisão, mesmo sendo o último colocado o ano passado, com a justificativa de que o clube teria investido muito em sua própria estrutura.

A decisão faria com que a atual temporada tivesse nove equipes na disputa. Só que a competição terá mesmo oito clubes, pois o FC Kilikia solicitou que não participasse por questões financeiras.

Azerbaijão: Neftchi Baku e Khazar Lenkoran têm jogo decisivo

As emoções primeira fase da Premier League do Azerbaijão estão chegando ao fim. Faltando apenas três jogos para definir os seis classificados, o Neftchi Baku continua na liderança, seguido por Khazar Lenkoran.

E na volta do campeonato, no dia 12 de fevereiro, os dois primeiros se enfrentam. E a vitória é fundamental, pois os pontos conquistados na primeira fase são levados para o hexagonal final.

Cazaquistão: Seleção joga contra Belarus

A liga nacional só começa em março, mas enquanto isso, a movimentação acontece com a seleção do Cazaquistão. No dia 9 de fevereiro, o selecionado viaja para a Turquia para enfrentar Belarus.

Liechtenstein: FC Vaduz só nos amistosos

A vida do principal time de Liechtenstein não é fácil. Enquanto aguarda o retorno da segunda divisão da liga suíça, o FC Vaduz se vira com amistosos, e derrotas.

No dia 30 de janeiro, enfrentou o sul-africano FC Santos e perdeu por 2 a 1. Três dias depois empatou com o FC Aarau, time também da segunda divisão suíça.

Nos próximos dias o FC Vaduz vai receber o SC Austria Lusteanu e também o FC Chur97, antes da volta ao campeonato suíço da segunda divisão, contra o FC Lugano, no dia 21 de fevereiro.

Luxemburgo: F91 Dudelange melhor que o Barcelona?

Com o título praticamente nas mãos do F91 Dudelange, o que pode servir de motivação para o time é a competição paralela com o Barcelona. Claro, sem pisarem no mesmo gramado, os dois lutam pela maior média de gols da Europa.

Com 55 gols marcados em 15 jogos, o time de Luxemburgo tem uma média de 3,66 gols por jogo, acima dos 3,2 do Barcelona.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo