Europa

Özil disputou seu primeiro dérbi, mas o herói foi outro novato: Mostafa Mohamed, autor do gol da vitória do Galatasaray

O Campeonato Turco viveu mais uma edição de seu maior clássico neste final de semana. Fenerbahçe e Galatasaray faziam uma partida especial no Estádio Sükrü Saraçoglu, com a estreia de Mesut Özil no dérbi. O armador saiu do banco pelos Canários e atuou durante a meia hora final, mas não seria protagonista desta vez. O herói da noite seria outro novato, mas com a camisa dos Leões. O egípcio Mostafa Mohamed foi contratado no fechamento da janela de transferências e, em sua primeira aparição como titular, anotou o gol da vitória do Galatasaray por 1 a 0. De quebra, a equipe de Fatih Terim tomou a liderança, numa disputa eletrizante pelo topo da tabela entre os três gigantes da Süper Lig.

Depois de uma temporada decepcionante do trio de ferro de Istambul, o Campeonato Turco volta a ser protagonizado por seus três maiores campeões. O Alanyaspor até ocupou a liderança no início da competição, mas perdeu forças. Enquanto isso, o atual campeão Istambul Basaksehir faz uma campanha péssima e aparece apenas dois pontos acima da zona de rebaixamento. O Fenerbahçe iniciou a rodada na primeira colocação, perseguido por Galatasaray e Besiktas. O clássico ajudaria a virar esse cenário.

O primeiro tempo teria o domínio do Galatasaray na posse de bola, mas nenhuma chance tão clara. A definição da vitória aconteceu aos nove minutos da etapa final. Emre Kilinç deu o passe para Mostafa Mohamed na entrada da área. O ex-atacante do Zamalek cortou a marcação de Serdar Aziz e bateu no canto do goleiro Altay Bayindir. Foi o segundo gol do egípcio pelos Leões, após ter deixado sua marca nos 3 a 0 sobre o Basaksehir. Özil saiu do banco pouco depois, para tentar comandar a reação do Fener. Num cruzamento do maestro, os Canários teriam um gol de Ozan Tufan anulado por impedimento milimétrico. Fernando Muslera segurou o triunfo no final, diante da pressão dos anfitriões pelo empate. Foi a primeira vez em 32 anos que o Galatasaray venceu dois clássicos disputados na casa do Fenerbahçe de forma consecutiva.

Com o resultado, o Galatasaray emendou a quinta vitória consecutiva no Campeonato Turco e assumiu a liderança. Os Leões, contudo, somam os mesmos 48 pontos de Besiktas e Fenerbahçe. Levam a vantagem atualmente no saldo de gols, embora o critério de desempate ao final da campanha seja o confronto direto. O Fener, que sustentava uma invencibilidade de nove rodadas (com oito vitórias no intervalo), caiu para a terceira colocação. Melhor ao Besiktas, que vivia excelente fase a partir de dezembro e chegou a ficar no topo da tabela por seis rodadas, mas acumulou dois tropeços recentemente. As Águias reassumiram a vice-liderança com o triunfo por 1 a 0 sobre o Konyaspor.

Cabe dizer que, além de Özil, o trio de ferro investiu bastante na janela de inverno. O Fenerbahçe ainda gastou €7 milhões para contratar o meia Irfan Can Kahveci, destaque do Basaksehir no título passado. Também trouxe o zagueiro Attila Szalai. O Galatasaray foi o que buscou mais alternativas. Mostafa Mohamed começa a dar certo, mas também vieram Gedson Fernandes, Henry Onyekuru, Halil Dervisoglu e DeAndre Yedlin. Principal medalhão dos Leões, Radamel Falcao García está lesionado. Arda Turan e Ryan Babel são outros veteranos no ataque. Já o Besiktas conseguiu o retorno de Cenk Tosun. O artilheiro cedido pelo Everton ainda não estreou no ataque estrelado por Vincent Aboubakar, Rachid Ghezzal e Cyle Larin.

Neste momento, o Campeonato Turco receberá uma atenção especial por causa de Özil. A chegada do meia valoriza a liga e gera efeitos positivos ao Fenerbahçe no mercado, mesmo que os estádios ainda não possam se encher. Entretanto, o impacto também repercute nos dois principais rivais, que se mexem e prometem vender caro o título. Depois de uma campanha melancólica ao trio de ferro em 2019/20, com o sucesso do Basaksehir, os três gigantes reagem e prometem um segundo turno em alto nível, até pelos reforços que podem auxiliar em resultados mais consistentes.

https://www.youtube.com/watch?v=B3e8RTPgXtg

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo