Champions LeagueEuropa

Roteiro da LC: Três jogões e os primeiros classificados às oitavas

Os primeiros classificados às oitavas de final da Liga dos Campeões podem ser definidos nesta semana. Paris Saint-Germain e Atlético de Madrid já estão garantidos pelo menos na próxima fase da Liga Europa e, jogando em casa, têm chances de comemorar. O Real Madrid está em situação parecida, mas não tem como relaxar ao visitar a Juventus em Turim. Um dos principais jogões da rodada, ao lado de Barcelona x Milan e Borussia Dortmund x Arsenal. Motivos suficientes para não se desligar da LC nos próximos dias, não? Veja os destaques:

Confira a programação de TV

O jogão

Borussia Dortmund x Arsenal
Quarta-feira, 17h45 (ESPN)

Quem assistiu ao jogo de ida no Emirates certamente não se arrependeu. Arsenal e Borussia Dortmund protagonizaram uma partida bastante movimentada, na qual os dois times criaram chances de gol e tiveram chances de vencer. Entretanto, quem se deu melhor na Inglaterra foram os alemães, que se safaram de uma bola na trave de Santi Cazorla e marcaram o gol da vitória já aos 37 minutos do segundo tempo, com Robert Lewandowski – para delírio dos milhares que se deslocaram até Londres naquela noite. Um resultado fundamental para o Dortmund, que embolou a disputa pelas vagas no Grupo F – Arsenal e Napoli aparecem com os mesmos seis pontos.

Jürgen Klopp sabe da importância do jogo desta quarta e deve escalar sua equipe com força máxima. O Dortmund entrou em campo apenas na sexta e está recuperado o suficiente para a pequena decisão, sem desfalques notáveis. Sobretudo, contando com uma fase inspiradíssima do quarteto ofensivo, liderado por Lewandowski e Marco Reus. Já o Arsenal vem revigorado depois da vitória sobre o Liverpool no final de semana, que reforçou a posição do clube na liderança da Premier League. A postura neste jogo, aliás, poderá ser exemplar ao time de Arsène Wenger, sufocando a saída de bola dos adversários. Rival dos aurinegros nos tempos de Schalke, Mesut Özil volta à Vestfália. Ao seu lado, Santi Cazorla e Aaron Ramsey merecem tantas atenções quanto.

O clássico europeu

Juventus x Real Madrid
Terça-feira, 17h45 (Esporte Interativo e ESPN Brasil)

Spain Soccer Champions League

O primeiro confronto entre Juventus e Real Madrid pela Liga dos Campeões aconteceu há 50 anos, pelas quartas de final do torneio. Desde então, são 14 partidas entre bianconeri e blancos, a maioria delas nos últimos 25 anos. As mais importantes aconteceram na virada da década de 1990, quando os dois clubes eram as principais potencias da Europa e chegaram a fazer a final da Champions, em 1998 – quando o Real desbancou a atual campeã Juve por 1 a 0, gol de Predrag Mijatovic. Nesta temporada, no entanto, os embates são mais degraus para o sucesso do que demonstrações de força, como no passado.

Tanto Juve quanto Real buscam a reconquista da LC. Os merengues estão alguns passos à frente nesta intenção e deram provas disso na última rodada, quando venceram os italianos por 2 a 1 no Santiago Bernabéu – em partida na qual os visitantes reclamaram bastante da arbitragem. Autor de sete gols em três jogos pelo torneio continental, Cristiano Ronaldo será alvo de todos os cuidados da Juventus. Sem Giorgio Chiellini, Antonio Conte pode até mudar seu esquema tático, alinhando um 4-3-3 com quatro zagueiros na linha defensiva. Contudo, também não é bom que os espanhóis vacilem com Fernando Llorente, responsável pelo gol em Madri. Do lado do Real, a dúvida fica na briga de Gareth Bale, Isco e Ángel Di María por uma vaga no time titular, já que o meio-campo deve ser composto por Sami Khedira, Xabi Alonso e Luka Modric, enquanto Karim Benzema está com moral no ataque.

Fique de olho também

Shakhtar Donetsk x Bayer Leverkusen
Terça-feira, 17h45 (ESPN+)

Dos jogos sem tanto ‘glamour’ da rodada, certamente o mais importante. O Bayer Leverkusen sapecou uma surpreendente goleada por 4 a 0 sobre o Shakhtar na Alemanha, com atuação inspirada de Stefan Kiessling. E os ucranianos precisam da vingança em Donetsk não apenas para lavar a honra, mas também para ganharem forças na briga por uma das vagas nas oitavas de final. Dois pontos à frente, o Leverkusen daria um passo importante para a próxima fase da competição se ao menos segurasse o empate, já que tem uma tabela mais digerível para as duas rodadas finais – Manchester United em casa e Real Sociedad fora, o inverso do Shakhtar. Sidney Sam e Heung-Min Son são dois nomes a se observar do lado alemão, enquanto os ucranianos precisam resolver a bipolaridade de vencer alguns jogos de goleada e abusar dos erros na defesa em outros.

Barcelona x Milan
Quarta-feira, 17h45 (Band e ESPN Brasil)

Messi e Kaká disputam a bola no San Siro (AP Photo/Luca Bruno)

A partida em San Siro esteve aquém de outros tempos gloriosos dos dois clubes, mas apresentou um bom nível. O Milan saiu em assalto contra o Barcelona logo nos primeiros minutos da partida e saiu em vantagem. Não conseguiu manter a diferença no placar por conta de uma bobeira da defesa, embora tenha ficado satisfeito com o empate. Uma igualdade no Camp Nou também deve ser festejada pelos rossoneri, que desta vez contam com Mario Balotelli 100% fisicamente e com a boa sequência de jogos de Kaká. Do lado dos blaugranas, Andrés Iniesta e Neymar são aqueles que têm decidido os últimos jogos para a equipe de Tata Martino, compondo um lado esquerdo fortíssimo. Lionel Messi, que não marca justamente desde o último duelo com o Milan, há quatro jogos em jejum, tem a chance de reencontrar as redes contra seu rival europeu favorito – são seis gols e quatro assistências em sete partidas.

O reencontro

Paris Saint-Germain x Anderlecht
Terça-feira, 17h45 (Watch ESPN)

O primeiro confronto dos dois clubes nesta LC foi um massacre. O Paris Saint-Germain enfiou 5 a 0 no Anderlecht, com direito a quatro gols de Zlatan Ibrahimovic. O embate no Parc des Princes, todavia, remete a uma história bem mais acirrada. Em 1992, por conta do duelo entre os clubes pela Copa da Uefa, Paris se transformou em uma praça de guerra. Torcedores dos dois times entraram em conflito e muitos belgas foram presos por estarem armados. Vinte e um anos depois, a rivalidade continua em 76 franceses acabaram detidos nos dias próximos ao jogo em Bruxelas, há duas semanas.

O cara

Yaya Touré
Manchester City x CSKA Moscou
Terça-feira, 17h45 (Watch ESPN)

Yaya Touré alega ter sido alvo de racismo na Rússia

Ninguém questiona o talento de Yaya Touré. O meio-campista é o principal jogador do Manchester City há pelo menos três temporadas, excelente tanto para destruir na defesa quanto para carregar o ataque em muitos momentos. Nesta temporada, já são sete gols do camisa 42, quatro deles em cobranças de falta. E o marfinense deve vir ainda mais mordido para o confronto com o CSKA Moscou. Touré foi vítima de racismo na visita à Rússia, expôs seu descontentamento com a situação, ameaçou um boicote à Copa de 2018 e viu a Uefa ser branda demais ao punir os adversários – um jogo com fechamento parcial das arquibancadas. Não haverá maneira melhor de fazer justiça do que dentro de campo.

O brasileiro

Willian
Chelsea x Schalke 04
Quarta-feira, 17h45 (Sports+)

A fase de grupos da Liga dos Campeões traz ótimas lembranças a Willian. Foi nesta etapa da competição que o meia viveu a melhor fase, comandando o Shakhtar em 2012/13. Depois disso, porém, sua carreira sofreu uma reviravolta, com a inesperada ida ao Anzhi e o retorno aos holofotes com a transferência ao Chelsea. Em Stamford Bridge, terá uma boa chance de demonstrar esse potencial contra o Schalke 04, contra qual uma nova vitória encaminha bastante a classificação dos Blues. Resta saber por quanto tempo Willian poderá permanecer em campo e mesmo se José Mourinho o escalará em sua posição de origem – contra o Newcastle, no sábado, o brasileiro jogou por um bom tempo como volante.

Dica do Fantasy

Diego Costa
Atlético de Madrid x Austria Viena
Quarta-feira, 17h45 (Canal 132 da Sky)

Diego Costa é o artilheiro de La Liga, ao lado de Messi (AP Photo/Andres Kudacki)

Que Diego Costa vive fase iluminada, não é segredo para ninguém. O brasileiro recém-naturalizado espanhol soma 15 gols em 15 partidas na temporada e só passou em branco em quatro jogos nos quais esteve em campo. É quase certeza de que mandará pelo menos uma bola para as redes contra o Austria Viena, saco de pancadas de sua chave na Champions. No primeiro encontro com os Violetas, na capital austríacas, o camisa 19 marcou dois tentos na vitória por 3 a 0, um deles uma verdadeira pintura.

Passe longe

Olympiacos x Benfica
Terça-feira, 17h45

No primeiro jogo, a bola foi maltratada no Estádio da Luz. Tudo bem que a chuva atrapalhou bastante, mas não justifica totalmente o mau futebol exibido por Benfica e Olympiacos no empate por 1 a 1. Em Pireu, as expectativas não são tão altas quanto a um bom jogo. E o pior dessa história toda: com o Anderlecht sendo o saco de pancadas do grupo, a segunda vaga nas oitavas deve ficar bem próximo de quem vencer essa partida, gregos ou portugueses.

E pela Liga Europa…

Standard Liège x Red Bull Salzburg
Quinta-feira, 16h00

Duas equipes de renome na Europa Central que foram relegadas à Liga Europa nesta temporada. O Red Bull Salzburg faz excelente campanha e pode carimbar a classificação nesta quinta, se chegar à quarta vitória em quatro jogos. Enquanto isso, o Standard tenta correr atrás do tempo perdido para alcançar o Esbjerg na segunda posição, cinco pontos à frente. Vale ficar de olho em Jonathan Soriano e Alan, dupla que tem garantido muitos gols aos austríacos em 2013.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncios? Aí é falta desleal =/

A Trivela é um site independente, que precisa das receitas dos anúncios. Desligue o seu bloqueador para podermos continuar oferecendo conteúdo de qualidade de graça e mantendo nossas receitas. Considere também nos apoiar pelo link "Apoie" no menu superior. Muito obrigado!