Europa

Os dez primeiros colocados no ranking de centroavantes

Um líder soberano, um Top 5 bem definido e surpresas a partir da sexta posição. Veja quem são os melhores:

1 – Zlatan Ibrahimovic (Paris Saint-Germain): 22,91 pontos

Se Ibrahimovic não chegou aos 20 tentos na Ligue 1, conforme prometido a Carlo Ancelotti, a soma foi alcançada quando se considera também a Liga dos Campeões. O sueco é um dos líderes em total de gols no ranking, o que o impulsiona em vários outros critérios. Além disso, a solidariedade do centroavante com os seus companheiros acabou sendo decisiva para a primeira colocação. Como garçom, Ibra serviu nove assistências, melhor marca entre os jogadores avaliados.

2 – Robin van Persie (Manchester United): 21,07 pontos

Artilheiro da Premier League, Van Persie se aproveitou dos jogos no final do ano para impulsionar suas marcas. O holandês balançou as redes 16 vezes no Campeonato Inglês e outras três na Liga dos Campeões, o que o ajudou a manter na cola de Ibrahimovic. O atacante dos Red Devils também prima pela regularidade em vários critérios, combinando eficiência nas finalizações e participação no jogo coletivo. Outra marca que impressiona: sempre que RVP marcou, o Manchester United venceu.

3 – Radamel Falcao García (Atlético de Madrid): 20,33 pontos

Falcao García perdeu um pouco de fôlego nas últimas semanas, apesar dos cinco gols anotados contra o Deportivo. O colombiano marcou em sete de seus oito primeiros jogos em La Liga, enquanto passou em branco cinco vezes nas últimas oito rodadas – no total, foram 20 tentos, contando também o hat-trick pela Supercopa Europeia. Poupado na Liga Europa, o camisa 9 teve a melhor marca de gols por minuto. Balançando as redes em 29% de seus chutes, o aproveitamento nas finalizações também foi primordial.

4 – Luis Suárez (Liverpool): 20,05 pontos

Carregando nas costas o ataque do Liverpool em diversas partidas na temporada, Luis Suárez ao menos foi recompensado com uma boa posição no ranking. O uruguaio foi o terceiro jogador que mais minutos permaneceu em campo, mas sua voracidade ofensiva garantiu boas médias. Com 16 gols anotados, é o centroavante com maior taxa de finalizações e dribles. Também é um dos melhores em passes por finalização, embora os companheiros não tenham garantido nenhuma assistência.

5 – Edinson Cavani (Napoli): 19,22 pontos

Vice-artilheiro da Serie A e artilheiro da Liga Europa, Cavani é quem possui os piores números entre os máximos goleadores da temporada. Somando 20 gols nas duas competições, o uruguaio conta com boas estatísticas nos arremates, aparecendo entre os líderes também em tentos por minuto e aproveitamento nas finalizações. Contudo, sua pontuação é freada pela baixa participação nas assistências.

6 – Stefan Kiessling (Bayer Leverkusen): 18,59 pontos

Completando a lista de artilheiros, aquele que mais bateu os goleiros na Bundesliga. Kiessling anotou 12 gols no Campeonato Alemão e poderia subir algumas posições a mais, não fosse o aproveitamento ruim na Liga Europa. Entre os pontos fortes do centroavante do Bayer Leverkusen estão o jogo aéreo e a alta quantidade de faltas sofridas, além da capacidade em anotar gols com o pé esquerdo.

7 – Mame Biram Diouf (Hannover 96): 18,52 pontos

A principal surpresa entre os Top 10 é o centroavante do Hannover 96. O senegalês é o único entre os primeiros com menos de 10 gols – são nove, seis deles pela Bundesliga e outros três na Liga Europa. No entanto, Diouf compensa seus números graças à eficiência. É um dos melhores em gols por minuto, chutes por minuto e gols decisivos. Além disso, possui a maior média de faltas sofridas entre todos os jogadores considerados.

8 – Chicharito Hernández (Manchester United): 18,21 pontos

Mesmo na reserva do Manchester United, o mexicano conseguiu cavar seu espaço entre os melhores centroavantes. Somando todos os seus minutos, Chicharito atuou em pouco mais de 11 partidas completas, balançando as redes 11 vezes. Obviamente, seus aproveitamentos nas finalizações e no jogo aéreo estão entre os maiores, assim como a média de gols por minuto. A quantidade de gols que decidiram o placar para os Red Devils também ajuda.

9 – Robert Lewandowski (Borussia Dortmund): 17,95 pontos

Um dos nomes favoritos entre as especulações, o camisa 9 do Borussia Dortmund mantém a regularidade tanto na Bundesliga quanto na Liga dos Campeões. São dez gols no campeonato nacional e outros quatro no continental, sendo o sexto maior artilheiro entre os ranqueados. A participação no total de gols dos aurinegros e o aproveitamento nas finalizações também impulsionam sua pontuação.

10 – Antonio Di Natale (Udinese): 17,91 pontos

O veterano da Udinese já atingiu a marca de 10 gols na Serie A e também apresenta número razoável na Liga Europa, pela qual balançou as redes três vezes. Um de seus trunfos é a baixíssima quantidade de erros: Di Natale é o jogador com menos bolas perdidas por minuto. Sua boa colocação ainda é ajudada pela participação nos gols dos friulani e nas vezes em que acaba decidindo os jogos para seu clube.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo